Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13166
Title: | Leitura: semeadura de conhecimento. |
Other Titles: | Reading: sowing knowledge. |
???metadata.dc.creator???: | BARBOSA, Francisca Vieira. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Aquisição de leitura- dificuldades;Leitura- ensino;Aprendizagem de leitura;Atividades de leitura;Formação de leitor;Reading acquisition - difficulties;Reading- teaching;Learning to read;Reading activities;Reader training |
Issue Date: | 5-Apr-2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BARBOSA, Francisca Vieira. Leitura: semeadura de conhecimento. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este estudo intitulado de Leitura Semeadura de Conhecimento e o resultado de estudo de caso, com o objetivo de contribuir para amenizar as dificuldades de aquisição da leitura no processo de ensino e aprendizagem. Para desenvolvermos esse trabalho partimos das dificuldades enfrentadas por professores e alunos da Escola Agripino Fernandes Das Chagas.localizada na cidade de Vieirópolis, enfocando questões referentes a atuação dos mesmos com o trabalho de leitura, como também as dificuldades de aquisição da leitura pelos educandos. O convívio com essas dificuldades na nossa pratica docente nos levou a investigar e melhor compreender essa realidade. Nesse sentido tragamos inicialmente as seguintes metas: observar a criatividade do professor em atividades que envolvam a leitura, analisar a metodologia usada pelo professor para despertar no aluno o gosto pela leitura, investigar se o aluno compreende e desempenha-se na pratica de leitura. A coleta dos dados foi realizada, a partir da aplicação de questionários, com educadores e educandos, como também observação das atividades desenvolvidas em sala de aula. A partir da coleta e analise desses dados elaboramos e desenvolvemos em sala de aula atividades aplicadas através da mediação e da interação entre educadores e educandos. |
Keywords: | Aquisição de leitura- dificuldades Leitura- ensino Aprendizagem de leitura Atividades de leitura Formação de leitor Reading acquisition - difficulties Reading- teaching Learning to read Reading activities Reader training |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13166 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCA VIEIRA BARBOSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Francisca Vieira Barbosa. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 1.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.