Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13164
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, F. D. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | CAMPOS, Maria de Lourdes. | - |
dc.contributor.advisor1ID | CAMPOS, M. L. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/709435374248625 | pt_BR |
dc.description.resumo | A intenção deste trabalho e destacar a necessidade de se inovar a pratica de leitura em sala de aula. Defendemos sobretudo a motivação pedagógica para o habito de ler através da articulação de varias atividades de a£ao educativa que se pretende trabalhar nas series iniciais, para tanto, destacamos que o educador deve se conscientizar da necessidade de se aprofundarern em estudos relativos a leitura. Desta forma, ressaltamos a importância de se investir na pratica do ensino da leitura em sala de aula. Através das teorias estudadas, podemos compreender qual o papel da escola frente a grande necessidade de formação de alunos leitores, que se voltem com prazer para o "mundo" da leitura, já que entendemos que ler se aprende lendo e sendo motivado a gostar da leitura. O professor e também responsável pelos hábitos de leitura na escola, desta forma, ele deve direcionar a leitura em sala de aula, explorando elementos necessários ao desenvolvimento do aluno enquanto leitor, que precisa saber ler, não apenas tecnicamente falando, mas, saber entender o que foi lido, só assim, pode-se pensar na possibilidade da formação do leitor critico e autônomo diante da leitura realizada. De acordo com a realidade da Escola Municipal Jaime Meira em Sousa - PB, foi possível perceber que, na concepção dos professores, existem inúmeras dificuldades de aprendizagem referente a leitura nas series iniciais do Ensino Fundamental, mas que a cada dia buscam melhorias, que seriam praticas renovadoras para o melhor andamento do processo ensino-aprendizagem referente a leitura. As atividades do estagio que tinha como objetivo principal compreender a visão dos educadores a respeito do tema trabalhado, bem como refletir em conjunto sobre os projetos e propostas que poderia beneficiar estas praticas em sala de aula. Os temas discutidos voltavam-se para o processo de ensino da leitura, as concepções teóricas acerca do tema e podemos dizer que foram bastante proveitosas estas reflexões feitas durante cada encontro realizado na referida escola. Portanto, percebemos o quanta a leitura e importante na vida do ser humano, isto nos fez entender a necessidade de se trabalhar melhor esta questão, já que faz parte da vida em sociedade. No contexto escolar, a leitura gera a atividade coletiva e cooperativa, permitindo a criança vivenciar múltiplas relações com as outras, planejando suas ações, assumindo responsabilidades, sendo agente de seus aprendizados e produzindo algo com sentido. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Desafios da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental da escola Jaime Meira Fontes. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13164 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T13:45:17Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06 | - |
dc.date.available | 2020-07-06T13:45:17Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Hábito de leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitura- séries iniciais | pt_BR |
dc.subject | Práticas da leitura | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino- leitura | pt_BR |
dc.subject | Reading habit | pt_BR |
dc.subject | Reading- initial series | pt_BR |
dc.subject | Reading practices | pt_BR |
dc.subject | Teaching-reading practice | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Francisca Dias da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading challenges in the early grades of elementary school at Jaime Meira Fontes school. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Francisca Dias da. Desafios da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental da escola Jaime Meira Fontes. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCA DIAS DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Francisca Dias da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 2.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.