Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13162
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | MUNIZ, F. F. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visa identificar as dificuldades de aprendizagem: leitura nos anos iniciais do ensino fundamental, foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Rosado de Oliveira, localizada na rua Pe. Jerônimo Munhoz, S/N na cidade de Jerico-PB. 0 trabalho foi realizado no fundamental 1, e a pesquisa foi efetivada com alunos da 2ª série composta de 30 alunos numa faixa etária entre 8 a 10 anos. Diante da problemática que assola a instituição escolar que se constitui em reconhecer e somar as principais dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e que propomos uma tomada de consciência da pratica da leitura não só na instituição escolar, mas na vida do educador, tornando-o cidadão critico. O trabalho foi realizado através de instrumentos que possibilitam grande quantidade de informações que corresponde aos questionários, entrevistas e registro de observações, os quais foram aplicados aos professores, gestores e alunos. Para realizar o presente estudo optou-se por uma pesquisa de Estudo de Caso, pois através desse processo e que temos oportunidade de uma relevante aproximação com o tema estudado. Com o objetivo de entendermos melhor o tema estudado optamos por selecionar itens relacionados a temática, dessa forma o primeiro capitulo e constituído por: Evolução histórica da leitura, que aborda um pouco do histórico da leitura compreendendo que na antiguidade o conhecimento era transmitido oralmente e que a leitura tinha caráter religioso. O segundo item caracteriza-se por caracterizar as praticas de leitura na escola. O item seguinte e composto por algumas considerações e conceitos de leitura que caracteriza-se por identificar a importância da leitura e alguns conceitos atribuídos a mesma. O ultimo item corresponde aos PCN'S e leitura, que inclui todo um relatório mostrando a concepção de leitura para os PCN'S. O segundo capitulo e constituído pela analise dos dados que consta do estudo de caso que relata o tipo de pesquisa que foi realizada como também o local e os instrumentos utilizados para efetivação desse trabalho. Em seguida a analise dos questionários aplicados ao publico alvo que corresponde aos alunos como também aos professores e gestores, fazendo parte desse capitulo a analise do estagio juntamente com o registro do caderno de campo. O terceiro capitulo corresponde as considerações finais e os anexos. Compreendendo dessa forma uma seleção dos principais itens existentes nesse trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008-04-05 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13162 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T13:10:23Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06 | - |
dc.date.available | 2020-07-06T13:10:23Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Relação-professor-aluno | pt_BR |
dc.subject | Leitura- evolução histórica | pt_BR |
dc.subject | Prática de leitura | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Teacher-student relationship | pt_BR |
dc.subject | Reading - historical evolution | pt_BR |
dc.subject | Reading practice | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MUNIZ, Franciene Figueiredo Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning to read in the early years of elementary school. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MUNIZ, Franciene Figueiredo Silva. Aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRANCIENE FIGUEIREDO SILVA MUNIZ. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. 2008.pdf | Franciene Figueiredo Silva Muniz. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 2.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.