Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13160
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a pratica avaliativa de professores da Educação Infantil e Fundamental. A parte introdutória se configura como a narrativa sobre o que é a avaliação e como acontece essa pratica no contexto escolar do dia-a-dia em sala de aula alem de, procurar despertar nos professores interesse pelo objetivo de investigação, apresenta-se o tema da pesquisa tragando as linhas gerais do que se pretende demonstrar. A pesquisa centra seu foco investigativo sobre a avaliação a escola no sitio Picada dos Andrade da cidade de São Jose de Piranhas - PB. Aborda os principais entraves no processo avaliativo daquela escola. Trata das possibilidades para um processo de avaliação no campo, a partir da discussão dos fundamentos teóricos metodológicos da avaliação nas escolas do Ensino Infantil e Fundamental. Busca-se, portanto, demonstrar que a avaliação e fundamental para o asseguramento da cidadania, uma vez que traz benefícios valiosos para aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem, vivenciam transformações sócio-culturais marcantes em suas vidas. O que se constata especialmente, e o grau de motivação dos alunos que veem a avaliação como forma de punição e não como meio de enriquecer o seu conhecimento e alargando o seu leque de capacidade de enfrentar problemas. A avaliação e um processo contínuo para o crescimento pessoal e, por conseguinte para a constituição do sujeito social. Outro fato incidente que se revela bastante preocupante na educação esta relacionado a formação de professores e sua pratica no ensino. Neste aspecto, os professores enfrentam circunstancias de mudanças que os obrigam a fazer mal o seu trabalho sendo assim, considerados como responsáveis imediatos pelas falhas do sistema de ensino. Ha diversos indicadores que se referem a uma mau qualidade do ensino: o avango das ciências, das tecnologias, as profundas mudanças sociais ocorridas na sociedade tem causado mal estar na profissão docente. Então, se faz necessário que o professor pense criticamente e estudar cientificamente a realidade, isto e, sob o ponto de vista histórico, aprendendo a realidade natural e social na sua transformação em objetos de conhecimento pela atuação humana passada e presente, incluindo a atividade própria do aluno de reelaboração desses objetos de conhecimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem numa perspectiva construtivista e libertadora. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13160 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T12:03:21Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06 | - |
dc.date.available | 2020-07-06T12:03:21Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Avaliação escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem - avaliação | pt_BR |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject | School evaluation | pt_BR |
dc.subject | Child education | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning - assessment | pt_BR |
dc.subject | School performance | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FERREIRA, Leide Dayana Leite. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Assessment of learning in a constructivist and liberating perspective. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Leide Dayana Leite. Avaliação da aprendizagem numa perspectiva construtivista e libertadora. 2009. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LEIDE DAYANA LEITE FERREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Leide Dayana Ferreira Leite. Monografia Pedagocia. CFP 2009 | 2.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.