Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13159
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SOARES, K. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | O interesse dos alunos pela leitura e hoje um aspecto preocupante na educação, principalmente nos anos iniciais, pois, neste período de escolarização a criança começa a despertar o seu interesse para ler. A leitura e tao importante para a educação como também para o convívio com o meio social em que vivemos. Neste contexto, a presente monografia que tem por tema Dificuldades dos alunos no processo inicial de aquisição da leitura nos anos iniciais apresenta como objetivo principal identificar as dificuldades encontradas na aquisição da leitura. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Médio Cecilia Estolano Meireles, localizada na zona urbana da cidade de Cajazeiras - PB, no bairro das Casas Populares. Nossa perspectiva e de contribuir com acoes desenvolvidas pelos professores para que seus alunos possam adquirir a aprendizagem das atividades com mais facilidade. Considerando estas dificuldades e estes problemas, buscamos estudar com determinação investigando as dificuldades dos alunos no processo de aquisição da leitura e refletindo no que os professores podem fazer para estimular nos alunos o gosto pela leitura, procuramos nas teorias que iremos fundamentar neste estudo alguns caminhos que nos proporcionem exercer a pratica docente com mais eficacia, contribuindo essencialmente com a formação dos nossos alunos. Os dados dessa monografia serão embasados por alguns diferentes de tipos de fontes, como pesquisa bibliográfica e documental. Para o aprofundamento da discussão foi realizado um estudo de caso. Utilizamos também visitas a escola, questionário e estagio supervisionado. Esta monografia sera dividida em três partes. Na primeira parte, uma breve retrospectiva da leitura na sociedade, na segunda, discutiremos a metodologia e matérias de leitura na escola, no terceiro capitulo analisaremos as experiencias vivenciadas na escola, desde as primeiras visitas ate o Estagio Supervisionado e a conclusão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Dificuldades dos alunos no processo de aquisição da leitura nos anos iniciais. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008-04-05 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13159 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T11:55:28Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06 | - |
dc.date.available | 2020-07-06T11:55:28Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino de leitura | pt_BR |
dc.subject | Prática de leitura | pt_BR |
dc.subject | Acquisition of reading | pt_BR |
dc.subject | Reading teaching | pt_BR |
dc.subject | Reading practice | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOARES, Katiane Alves. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Difficulties of students in the process of acquiring reading in the early years. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOARES, Katiane Alves. Dificuldades dos alunos no processo de aquisição da leitura nos anos iniciais. 2008. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KATIANE ALVES SOARES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Katiane Alves Soares. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 2.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.