Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13157
Title: | Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. |
Other Titles: | Evaluation of teaching and learning in the early grades of elementary school. |
???metadata.dc.creator???: | LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem;Ensino e aprendizagem - avaliação;Educação infantil;Ensino fundamental - séries iniciais;Learning assessment;Teaching and learning - assessment;Child education ;Elementary school - initial grades |
Issue Date: | 3-Apr-2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LOURENÇO, Enedina Geronima Cordeiro. Avaliação do ensino aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. 2008. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A temática "Avaliação do Ensino Aprendizagem nas Series Iniciais do Ensino Fundamental", tem como objetivo conhecer como acontece o processo avaliativo' em sala de aula na Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental "Dr. Thomaz Pires" na cidade de Sousa - PB, de como se desenvolve as concepções dos professores sobre a avaliação e como esta se realiza dentro do sistema de ensino, identificando a sua concepção e os instrumentos que estão sendo utilizados no cotidiano escolar. Constato aqui que a avaliação e um processo que requer tanto a participação do docente como do decente, e que não é uma pratica desvinculada do fazer pedagógico. A Avaliação da Aprendizagem e hoje tema de grandes discussões no que diz respeito sua eficiência e objetivos aos quais propõe suas contradições versus ao que visa a educação. Que a mesma não deve ser somente um instrumento para aprovação ou reprovação do aluno, mas sim, um instrumento diagnostico de sua situação, visando a definição de encaminhamento adequado para sua aprendizagem. O estudo foi desenvolvido através de visitas sistemáticas a escola, onde forram realizados estudos enfocando a visão de vários autores, atentos e preocupados com essa problemática, como também, propostas possíveis na dinamização da pratica avaliativa. |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem Ensino e aprendizagem - avaliação Educação infantil Ensino fundamental - séries iniciais Learning assessment Teaching and learning - assessment Child education Elementary school - initial grades |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13157 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENEDINA GERONIMA CORDEIRO LOURENÇO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Enedina Geronima Cordeiro Lourenço. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 2.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.