Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13137
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ALVES, R. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de monografia intitulado a ressignificação da pratica de leitura: ensaios e contribuições para formação de leitores críticos terá por objetivo despertar educadores para um novo paradigma da leitura que se constitui como pratica social e mote de participação efetiva na cultura grafocêntrica, bem como desenvolve o processo de formação do leitor critico inserido no mundo da informação que exige novas formas de compreensão da realidade. Para alcançar esse objetivo realizamos observações sistematizadas na escola, objeto de estudo deste trabalho. Alem disso, aplicamos questionários direcionados a docentes e discentes, na perspectiva de aprender a concepção de leitura desenvolvida por eles. A partir da analise de dados obtidas podemos inferir que no discurso de ambos os sujeitos educativos a pratica de leitura apresentamos de modo diversificado, utilizando para isso diversos recursos metodológicos. No entanto, na pratica, observamos que as atividades que envolvem a leitura efetiva-se de modo tradicional a partir dos textos do livro didático. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13137 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T17:00:55Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02 | - |
dc.date.available | 2020-07-02T17:00:55Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação do leitor | pt_BR |
dc.subject | Leitor crítico | pt_BR |
dc.subject | Prática de leitura | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Reader training | pt_BR |
dc.subject | Critical reader | pt_BR |
dc.subject | Reading practice | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALVES, Rafaella Mangueira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Resignation from the practice of reading: essays and contributions to the formation of critical readers. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALVES, Rafaella Mangueira. A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RAFAELLA MANGUEIRA ALVE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Rafaella Mangueira Alves. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 1.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.