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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13135
Title: | A abordagem da sexualidade no âmbito escolar nos anos iniciais. |
Other Titles: | The approach to sexuality at school in the early years. |
???metadata.dc.creator???: | SOUZA, Michelly Ramalho de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Educação sexual infantil;Sexualidade infantil;Sexualidade- processo educativo;Educação sexual na família;Criança -formação sexual;Child sexual education;Child sexuality;Sexuality - educational process;Family sex education;Child - sexual training |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUZA, Michelly Ramalho de. A abordagem da sexualidade no âmbito escolar nos anos iniciais. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente monografia aborda o tema da sexualidade no âmbito escolar. Nas instituições de Ensino Fundamental, cada criança traz consigo a vivência do contexto social que esta inserida: a curiosidade de descobrir seu corpo, de onde vieram, como nasceram, a diferenciação de gêneros, além, da influencia que a mídia exerce sobre o pensamento da criança. A sexualidade esta em todos os âmbitos que existe em uma sociedade, por isso ela deve ser trabalhada com proposito positivo. O objetivo deste trabalho e analisar a importância da abordagem do tema sexualidade no âmbito escolar, no intuito de facilitar a compreensão do tema e assessorar na orientação dada pela família. Num primeiro momento contextualizamos os elementos centrais da pesquisa - a família, a mídia a escola. Posteriormente apresentamos os resultados da pesquisa com discentes e docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Dondon Palitot Gomes, na cidade de São José de Piranhas. A metodologia utilizada para a pesquisa foi o estudo de caso e a técnica de coleta de dados foi o questionário. Quanta aos resultados obtidos, considera-se relevante destacar que o professor deve estar ciente em sua pratica pedagógica, não trazendo resquícios e tabus do passado, nem ser um mero transmissor de informações formais, mas sim ser um educador aberto a discussões e ao debate, buscando sempre a formação continuada. Nessa perspectiva, destaca-se que a educação sexual deve fazer parte do Projeto Politico Pedagógico das unidades escolares, e preciso que aconteça uma orientação sexual dentro da escola, pois se constatou que esse assunto e trabalhado apenas quando surgem dúvidas, questionamentos e inquietudes dos pais e das crianças. No entanto, considera-se que esse tema deve fazer parte constantemente da pratica pedagógica nas instituições de educação infantil, por ser fundamental na formação do sujeito. |
Keywords: | Educação sexual infantil Sexualidade infantil Sexualidade- processo educativo Educação sexual na família Criança -formação sexual Child sexual education Child sexuality Sexuality - educational process Family sex education Child - sexual training |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13135 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
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MICHELLY RAMALHO DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Michelly Ramalho de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 1.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
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