Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13128
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ALEXANDRE, L. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Idelsuite de Sousa. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, I. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5231433017552287 | pt_BR |
dc.description.resumo | A leitura possibilita o acesso ao mundo do conhecimento letrado e permite adquirir saberes necessários para a vida em sociedade. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre leitura realizada com alunos do 5° ano do Ensino fundamental. Teve como objetivo identificar como os alunos analisam seu desenvolvimento no processo de ler textos e como compreendem as praticas de leitura na escola. Para a realização da pesquisa, de caráter qualitativo, foi utilizado como instrumentos de coleta de dados o questionário com questões objetivas e subjetivas. A analise das informações foi feita com base nos estudos de Kleiman (1999), Cagliari (1995), Martins (1994), entre outros. Os resultados indicam que mesmo a leitura sendo uma necessidade humana e social os alunos consideram que leem pouco e a fazem apenas quando o texto e curto e fácil. Consideram a leitura como algo que precisa ser melhorada e que a realizam apenas quando e para responder as atividades da escola. Conclui-se que os alunos tem uma visão limitada da leitura entendendo-a como decifração de palavras e que e realizada para cumprir uma obrigação escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Ser leitor: a visão dos alunos 5º ano. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13128 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T15:00:20Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02 | - |
dc.date.available | 2020-07-02T15:00:20Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escola- prática de leitura | pt_BR |
dc.subject | Atividades escolares | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | School - reading practice | pt_BR |
dc.subject | School activities | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALEXANDRE, Lucineide Maciel. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Being a reader: the view of 5th grade students. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALEXANDRE, Lucineide Maciel. Ser leitor: a visão dos alunos 5º ano. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LUCINEIDE MACIEL ALEXANDRE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Lucineide Maciel Alexandre. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 1.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.