Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13123
Title: | A importância das práticas lúdicas no cotidiano escolar. |
Other Titles: | The importance of playful practices in school daily life. |
???metadata.dc.creator???: | FIGUEIREDO, Leidyane Maria de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Jogos e brincadeiras;Educação lúdica;Ludicidade;Construção do comportamento;Aprendizagem através de jogos;Games and games;Playful education;Playfulness;Construction of behavior;Learning through games |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FIGUEIREDO, Leidyane Maria de. A importância das práticas lúdicas no cotidiano escolar. 2009. 67f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho que tem como titulo "A importância das atividades lúdicas no cotidiano escolar" apresenta algumas características pertinentes a ação lúdica envolvida no âmbito educacional e como a brincadeira configura-se num espaço aberto para a afetividade, para as aprendizagens e principalmente para a construção do conhecimento. O lúdico e abordado como um leque de possibilidades para representação reflexiva sobre o outro, alem de permitir o aperfeiçoamento de potencialidades individuais e do coletivo, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento da linguagem, do cognitivo do afetivo e do psicomotor. Neste trabalho são apresentadas ideias e teorias de como incorporar a ludicidade nas salas de aula com objetivos claros e condizentes com que os teóricos compreendem e como envolver a aprendizagem e a ludicidade das crianças promovidas por atividades planejadas e organizadas por um projeto coerente e educativo. Enfim, o processo de construção de conhecimento e muito amplo, mas a colaboração entre o lúdico e as aprendizagens ajudam nas questões da formação do sujeito reflexivo e ativo na realização de diversas atividades exigidas em sala de aula e especificamente, em torno do ato de brincar, como instrumento de possibilidades e desenvolvimento de habilidades e saberes. |
Keywords: | Jogos e brincadeiras Educação lúdica Ludicidade Construção do comportamento Aprendizagem através de jogos Games and games Playful education Playfulness Construction of behavior Learning through games |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13123 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LEIDYANE MARIA DE FIGUEIREDO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Leidyane Maria de Figueiredo. Monografia Pedagogia. CFP 2009 | 4.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.