Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13117
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | LIMA, M. J. F. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho tem como tema: "o aprendizado da leitura", devido ser um dos grandes problemas enfrentados pelas escolas, professores e alunos, persistindo assim cotidianamente em sala de aula. O mesmo torna-se de grande importância, partindo da constatação de que a aprendizagem começa muito cedo na vida das crianças e só torna-se mais evidente no ensino formal. O trabalho tem como objetivo geral, analisar as dificuldades de aprendizagem de leitura no cotidiano escolar, e como objetivos específicos: identificar os tipos de dificuldades de leitura pelos alunos em sala de aula, observar em quais conteúdos e disciplinas os alunos tem mais dificuldades de usar a leitura e analisar a metodologia do professor em sala de aula. As metodologias utilizadas durante a pesquisa foram o estudo de caso, observações e questionários aplicados com os gestores, professores e alunos da E. E. E. I . F. M. "João da Mata". O trabalho esta dividido em três capítulos. No primeiro capitulo começamos fazendo um resgate histórico da leitura na sociedade, bem como, abordando diversos conceitos de leitura, e de alfabetização e letramento. Já no segundo capitulo falamos das dificuldades de aprendizagem de leitura, definindo assim os fatores e causas que dificultam o aprendizado da leitura, falamos também um pouco do papel da escola e do professor, bem como, a sua formação no ensino da leitura. No ultimo capitulo apresentaremos o percurso metodológico e a analise dos dados dos questionários dos gestores, professores e alunos e a analise do estagio. E por fim estão as considerações finais, referencias bibliográficas e anexos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13117 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T12:43:32Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02 | - |
dc.date.available | 2020-07-02T12:43:32Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitura - dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Leitura - metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Reading - learning difficulties | pt_BR |
dc.subject | Reading - teaching methodology | pt_BR |
dc.subject | Literacy and literacy | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIMA, Magna Janicleide Freires de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning to read: a major challenge in everyday school life. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIMA, Magna Janicleide Freires de. O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar. 2009. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MAGNA JANICLEIDE FREIRES DE LIMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Magna Janicleide Freires de Lima. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 2.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.