Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13116
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, W. A. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5971615091818379 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ARAÚJO, Edinaura Almeira de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | ARAÚJO, E. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de monografia intitulado de Educação Lúdica: visualizando e compreendendo o jogo como elemento potencializador do ensino-aprendizagem, volta-se a analise das concepções dos docentes e discentes acerca da pratica dos jogos pedagógicos efetivada em sala de aula. Para o alcance desse objetivo, realizou-se observações sistematizadas em sala de aula, bem como a aplicação de questionários direcionados a educadores e educandos, no sentido de apreender os significados constituídos pelos mesmos quanto ao uso de jogos numa perspectiva de potencializador do ensino-aprendizagem. Analisando-se os dados obtidos e considerando-se, ainda, a pratica pedagógica implementada em sala de aula, pode-se inferir que a concepção de ensino, para ambas as categorias, em relação a pratica do jogo ainda esta em certa medida relacionada a uma compreensão mais de diversão, brincadeiras, em detrimento de seu uso como elemento de promoção da aprendizagem escolar. A ideia de uma educação pautada nos princípios de uma Educação Lúdica, aqui representada através dos jogos, apresenta-se com mais veemência no discurso de educadores e educandos. Na pratica, essa teoria nao efetiva-se completamente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | O lúdico como prática de aprendizagem na educação infantil. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13116 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T12:25:49Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02 | - |
dc.date.available | 2020-07-02T12:25:49Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educational Psychology | pt_BR |
dc.subject | Education of children | pt_BR |
dc.subject | Playfulness | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Wiviane Andrade da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Play as a learning practice in early childhood education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Wiviane Andrade da. O lúdico como prática de aprendizagem na educação infantil. 2009. 130f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
WIVIANE ANDRADE DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Wiviane Andrade da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 3.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.