Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13113
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | MACIEL, R. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | O referido trabalho cientifico objetivou mostrar a relevância do terna "Indisciplina na escola: limites ou liberdade", a ser discutido e trabalhado na escola, possibilitando formar cidadãos que possam desenvolver seu caráter critico e ao mesmo tempo exigindo dos educandos criatividade, flexibilidade, escuta e acima de tudo limites. Antes a tarefa de educar era (ao menos aparentemente) mais simples, pela existência de regras rígidas, quase dogmáticas. Com o decorrer dos anos, a globalização, o avanço da tecnologia, o amplo acesso a cultura, e diante de uma grande massa de informação sobre o processo educativo, educar torna-se um ato mais complexo, e a teoria se toma cada vez mais distante da realidade familiar e educacional. Pais e educadores por confusão ou insegurança, são levados a posições excessivamente, liberais, mescladas de culpa ao tentarem impor limites aos filhos e alunos. Isso resulta muitas vezes, era uma completa ausência de autoridade, já que educar implica sempre, em menor ou maior grau, a necessidade de impor limites, mediante regras básicas claramente estabelecidas. Nessas inversões de papeis, o autoritarismo e tirania dos pais e professores cedem lugar ao autoritarismo a tirania dos filhos e alunos. O dialogo, o respeito, o companheirismo e a comunicação verdadeira são essenciais para o desenvolvimento, assim como o limite e a disciplina. As regras justas são de uma ajuda indispensável. Regras justas, e não regras inflexíveis, já que a agressividade e o autoritarismo podem gerar rancores, hostilidade, sentimentos de rejeição e rebeldia. Só se educa aquele que não se tem necessidade de dominar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Indisciplina na escola: limites ou liberdades. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009-02-20 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13113 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T10:51:06Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02 | - |
dc.date.available | 2020-07-02T10:51:06Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | Aluno indisciplinado | pt_BR |
dc.subject | Relação professor - aluno | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina em sala de aula | pt_BR |
dc.subject | School indiscipline | pt_BR |
dc.subject | Undisciplined student | pt_BR |
dc.subject | Teacher - student relationship | pt_BR |
dc.subject | Indiscipline in the classroom | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MACIEL, Renata de Sousa. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Indiscipline at school: limits or freedoms. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MACIEL, Renata de Sousa. Indisciplina na escola: limites ou liberdades. 2009. 49f. Monografia -(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RENATA DE SOUSA MACIEL. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Renata de Sousa Maciel. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 2.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.