Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13094
Title: | Um estudo da literatura na escola: análise das práticas de educadores e educandos. |
Other Titles: | A study of literature at school: analysis of the practices of educators and students. |
???metadata.dc.creator???: | MARQUES, Lenilda Soares. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Leitura infantil;Prática de leitura;Literatura na escola;Child reading;Reading practice;Literature at school |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MARQUES, Lenilda Soares. Um estudo da literatura na escola: análise das práticas de educadores e educandos. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa trata da temática "Literatura infantil", intitulada de "Um estudo da literatura infantil na escola: Análise das práticas de educadores e educandos". O estudo aqui apresentado tem como objetivo principal pesquisar a efetivação do ensino de literatura infantil na escola. Para tanto realizarmos um percurso metodológico pautado na pesquisa "estudo de caso" na qual fizemos uso de instrumentos como observação e questionário, deste modo a presente proposta dividi-se em quatro capítulos, breve histórico que vai deste de o surgimento da literatura infantil no seculo XVII ate sua chegada no Brasil, a conceituação do termo e arte de narrar e representar historias, ainda buscamos analisar como esta acontece no ambiente escolar, na própria sala de aula e como deveria ser trabalhado conforme os PCNS. Na tentava de conhecer mais sobre esta modalidade textual, optamos por fazer uma exploração de alguns de seus gêneros e suas origens, elencando os mais conhecidos pelo publico infantil como: a poesia, o conto, a fabula e as lendas e finalmente a parte pratica desta, momento em que fomos a campo, objetivando vivenciar e fundamentar o estudo na pratica cotidiana. Esperamos que este trabalho venha a contribuir para o despertar da pratica diária de leitura partindo de textos literários desenvolvendo nos sujeitos do ato educativo o prazer de ler. |
Keywords: | Leitura infantil Prática de leitura Literatura na escola Child reading Reading practice Literature at school |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13094 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LENILDA SOARES MARQUES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Lenilda Soares Marques. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 3.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.