Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13082
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | CAROLINO, Z. A. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5732191481482236 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico e uma exigência do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande; Campus de Cajazeiras. Neste tecemos reflexões sobre Literatura Infantil na formação de leitores. A pesquisa registrada nesta monografia foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Manoel Gonçalves da Silva, localizada na zona rural da cidade de Cajazeiras - PB, a qual foi realizada no ultimo período do curso de Pedagogia e teve como objetivos identificar e analisar a Literatura Infantil e suas contribuições para a formação de leitores; as dificuldades que os educadores encontram em se trabalhar com a mesma; identificar o significado que os educando tem sobre a mesma e analisar a metodologia de leitura em sala de aula. O interesse pela pesquisa deu-se a partir do momento que passamos a nos deparar com problemas de não gosto pela leitura nos adultos, alegando não terem recebido um incentivo quando crianças, uma formação adequada. Dessa forma, com este trabalho pretende-se implantar projetos de leitura em sala de aula, juntamente com a aplicação da Literatura Infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação, ambas de cunho qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários para os educadores e gestores, e questionários e entrevistas para os educando. Busca-se-a contribuir com este trabalho para a orientação de quem faca sua leitura, em prol de uma sociedade de leitores efetivamente ativos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009-02-20 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13082 | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T16:26:17Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30 | - |
dc.date.available | 2020-06-30T16:26:17Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Leitura - crianças | pt_BR |
dc.subject | Interesse pela leitura - crianças | pt_BR |
dc.subject | Educadores e formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Escola e leitura | pt_BR |
dc.subject | Educando e leitura | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | Readers training | pt_BR |
dc.subject | Educators and training of readers | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa Ação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CAROLINO, Zaíra de Aquino. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Children's literature and its possible contributions to the formation of readers. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CAROLINO, Zaíra de Aquino. A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. 2009. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ZAÍRA DE AQUINO CAROLINO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Zaíra de Aquino Carolino. Monografia Pedagogia. CFP 2009 | 2.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.