Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13074
Title: | Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão. |
Other Titles: | Special educational needs: the challenges of inclusion. |
???metadata.dc.creator???: | GOMES, Georgina Ferreira. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Educação especial;Síndrome de down;Inclusão escolar;Preconceito;Necessidade educativa especial;special education;Down's syndrome;School inclusion;Preconception;Special educational need |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | GOMES, Georgina Ferreira. Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão. 43f. Monografia Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Mesmo percebendo o avanço na educação no que concerne a pessoas com necessidades educativas especiais (PNEE's), podemos identificar que ha muito a se fazer. Pois durante muito tempo elas ficavam segregadas fora do convívio social, ficando por vezes trancadas em quartos e porões por apresentarem "perigo" as outras pessoas consideradas normais. Por perceber que podemos construir novas praticas de inclusão procuramos identificar como se dava o acesso e a permanência dos PNEE's no ensino normal regular e ainda a formação dos profissionais que os acompanham. Nessa perspectiva utilizamos como principal metodologia o estudo de caso, a observação e questionário para docente. Apos a realização deste trabalho pudemos verificar que as escolas normais ainda não apresentam as condições necessárias para a efetiva inclusa, não apenas na falta de profissionais preparados mas também a falta de recursos pedagógicos. No entanto, podemos caracterizar que o primeiro passo para efetivarmos a inclusão e principalmente desmistificar o preconceito que ainda persiste nos dias atuais e acreditar que todos apresentam condições de desenvolver-se cognitivamente só depende da vontade e esforço dos profissionais que os atendem e acompanham. |
Keywords: | Educação especial Síndrome de down Inclusão escolar Preconceito Necessidade educativa especial special education Down's syndrome School inclusion Preconception Special educational need |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13074 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GEORGIANA FERREIRA GOMES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Georgina Ferreira Gomes. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 1.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.