Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13058
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | MARCOLINO, J. F. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0629836428428411 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Risomar Alves dos. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SANTOS, R. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por titulo LEITURA E ESCRITA: uma construção de sentidos, apresentado como requisito parcial no termino do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, Centra de Formação de Professores, na cidade de Cajazeiras-PB. A escolha do tema deu-se por levar em consideração minha identificação com as especificidades das praticas de leitura e escrita, relevantes para minha construção docente. Dai ter surgido o interesse de pesquisar e estudar sobre o assunto, para isso foi levantada uma questão problema, que consistia em saber em que estagio de desenvolvimento da leitura e interpretação de textos estão os alunos. Para responder essa pergunta foram apresentados os seguintes objetivos: compreender o nível de desenvolvimento do processo da leitura, da escrita e interpretação dos alunos, analisar em que estagio de leitura e escrita os alunos se encontram. Nesse estudo exponho como as crianças constroem seu conhecimento sobre a escrita, por serem sujeitos ativos e interagirem com o meio em seu desenvolvimento cognitivo Como instrumento de coleta de dados foram utilizados textos de leitura e atividades escritas, que depois foram analisados levando em consideração as palavras monossilabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas e dígrafos, que os educandos tiveram dificuldades ao pronunciarem e ao escreverem. Essas falhas ao serem analisadas, eram confrontadas com teóricos como: Lemle (1994), Soares (2006), Ferreiro (1985), Kleiman (1998), Grossi (1990), dentre outros. Por ultimo apresenta-se uma analise critica do estagio desenvolvido na Escola Municipal "Nossa Senhora do Rosário" e as considerações finais, em que apresento algumas criticas e sugestões para os futuros estudos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita: uma construção de sentidos. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009-02-27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13058 | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T09:36:11Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30 | - |
dc.date.available | 2020-06-30T09:36:11Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Escrita e leitura | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Processo de leitura - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Cultura letrada | pt_BR |
dc.subject | Writing and reading | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Reading process - development | pt_BR |
dc.subject | Literate culture | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MARCOLINO, Jozeneide Ferreira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading and writing: a construction of meanings. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MARCOLINO, Jozeneide Ferreira. Leitura e escrita: uma construção de sentidos. 2009. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOZENEIDE FERREIRA MARCOLINO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Jozeneide Ferreira Marcolino. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 2.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.