Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13030
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SOUZA, F. A. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho aborda a importância da leitura na nossa vida que e antes de tudo um objeto de ensino ao qual tem como finalidade formar seres humanos críticos capaz de ler entrelinhas e assumir uma posição frente as diversas fontes de conhecimentos. Para isso, e necessário que as escolas desenvolvam a pratica de leitura para as crianças e só assim teremos pessoas informadas acerca dos acontecimentos da sociedade. Também apresenta as dificuldades que os professores enfrentam no cotidiano com relação a leitura desenvolvida pela escola, isto e os mesmos se preocupam muito com a aprendizagem dos alunos porque eles não conseguem assimilar os conhecimentos de forma clara e objetiva e por esse motivo acabam evadindo da escola. Por isso, o objetivo geral e identificar as causas que dificultam a aprendizagem dos educandos na área da leitura. Nesse caso, adotamos como metodologia, a observação e o questionário porque através de um estudo sistematizado os educadores pudessem encontrar uma solução para o problema. Outro fato preocupante na educação se refere a formação dos professores e sua pratica de ensino. Neste contexto, os educadores não conseguem desenvolver um ensino de qualidade porque os órgãos educacionais não disponibilizam de recursos tecnológicos para as escolas e dessa forma compromete a qualidade do ensino e o aluno e quem sai prejudicado porque não tem uma aprendizagem satisfatória. Para o desenvolvimento dos procedimentos metodológicos e analises dos dados utilizamos o Estudo de Caso que teve como objetivo conhecer a escola, os professores, alunos, funcionários e sua pratica de ensino. O questionário aplicado para os alunos teve como finalidade adquirir informações de como esta a aprendizagem dos mesmos referente a leitura. Já o questionário aplicado para os professores visa analisar como ele esta desenvolvendo a pratica de leitura na sala de aula. Finalizando com o questionário para o gestor que teve como objetivo saber como o mesmo esta auxiliando o professor neste contexto e quais os projetos que a escola tem para tentar solucionar o problema dos alunos com relação a leitura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009-02-20 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13030 | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T18:35:33Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26 | - |
dc.date.available | 2020-06-26T18:35:33Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Prática de leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitura- educandos | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Reading practice | pt_BR |
dc.subject | Reading - students | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Francisco de Assis Soares de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The different uses of reading: from school to social context. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUZA, Francisco de Assis Soares de. Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social. 66f. Monografia Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCO DE ASSIS SOARES DE SOUZA .MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Francisco de Assis Soares de Souza.Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 3.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.