Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13027
Title: | Reflexões Sobre a leitura na escola. |
Other Titles: | Reflections on reading at school. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Francisca Maria de Araújo. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Leitura e escrita;Alfabetização;Prática de leitura- séries iniciais;Aquisição de escrita;Reading and writing;Literacy;Reading practice - initial series;Acquisition of writing |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Francisca Maria de Araújo. Reflexões Sobre a leitura na escola. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este texto e parte trabalho monográfico que tem por titulo: REFLEXÕES SOBRE A LEITURA NA ESCOLA, desenvolvido a partir do estudo realizado ao longo da trajetória acadêmica, especificamente nas disciplinas praticas de ensino. Este estudo objetivou a analise das metodologias e praticas educativas em relação a leitura e escrita, bem como caracterizar a importância da leitura e da escrita nos anos iniciais, buscou-se também identificar as dificuldades encontradas pelos alunos para o desenvolvimento da leitura e escrita. Através das atividades propostas realizamos reflexões junto aos docentes sobre outros níveis de conhecimentos, considerando a leitura e a escrita como um processo continuo. Neste texto discutimos sobre a importância da leitura para o desenvolvimento da aprendizagem, como subsidio essencial para compreender o mundo e inserirem-se ao mundo da escrita, sobre a importância da intervenção docente no processo de ensino aprendizagem, enfocado reflexões sobre a pratica pedagógica no sentido de ampliar novas formas para melhorar a qualidade do ensino. Abordamos um estudo reflexivo sobre os problemas e as dificuldades de leitura e escrita vivenciadas no cotidiano escolar. Neste contexto realizamos um estudo de caso onde os dados coletados nos permitiram trabalhar na possibilidade melhora a aprendizagem através de atividades diversificadas com mais acoes no processo de leitura. |
Keywords: | Leitura e escrita Alfabetização Prática de leitura- séries iniciais Aquisição de escrita Reading and writing Literacy Reading practice - initial series Acquisition of writing |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13027 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCA MARIA DE ARAÚJO SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Francisca Maria de Araújo Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 2.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.