Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13025
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | LACERDA, E. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Risomar Alves dos. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SANTOS, R. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo da temática/leitura e escrita no processo de alfabetização desenvolvido na Escola Matilde de Castro Bandeira em Pombal-PB, teve como objetivo de analisar e compreender as dificuldades dos alunos em exercer a leitura e escrita de forma correta para a realização do estudo. Optei por uma pesquisa qualitativa, na qual utilizei como instrumento de coleta de dados, testes de leitura, que foram realizados individualmente, nos quais os alunos apresentaram diversos problemas na maneira de ler. pois não pronunciam todas as palavras de forma correta, não obedecem os sinais de pontuação, fazem a leitura lenta, não compreendem a mensagem dos textos. O estudo aponta que os principais entraves do processo de leitura e escrita, se dai pela a maneira que são desenvolvidas na escola, com métodos inadequados, poucos recursos didáticos e a falta de ajuda da família. Esta problemática exige que o educador trace metas, que estimule e desperte no aluno o prazer pela a leitura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009-02-27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13025 | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T17:25:30Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26 | - |
dc.date.available | 2020-06-26T17:25:30Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica de leitura | pt_BR |
dc.subject | Escritas- concepções | pt_BR |
dc.subject | Leitura- concepções | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Reading dynamics | pt_BR |
dc.subject | Writings - conceptions | pt_BR |
dc.subject | Reading- conceptions | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LACERDA, Edileusa Mota. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading and writing in the early years of elementary school. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LACERDA, Edileusa Mota. Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental. 44f Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDILEUSA MOTA LACERDA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Edileusa Mota Lacerda. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.