Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13023
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SILVA, C. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Risomar Alves dos. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SANTOS, R. A. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 | pt_BR |
dc.description.resumo | A alfabetização e uma etapa muito importante na vida das crianças, pois marca toda sequencia escolar. E um processo que desperta interesse porque aponta os caminhos percorridos por elas, na descoberta da língua escrita. Tendo como aporte teórico principal os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1987), que indicam os níveis percorridos pelas crianças na construção do processo da leitura e escrita, esse trabalho monográfico teve como objetivos analisar a escrita das crianças em fase de alfabetização e identificar os níveis em que se encontravam. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Galdino Pires Ferreira com alunos de uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental. O instrumento adotado para coleta de dados foi o teste das quatro palavras e uma frase, que permitiu analisar e identificar o nível em que cada criança se encontrava. Na turma, verificamos alunos em todos os níveis descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1987). A analise permitiu evidenciar a forma particular com que cada criança elabora e processa as informações que recebe, e isso redimensionou o nosso olhar para compreender, não como se ensina, mas sim como se aprende, considerando as diferenças e o ritmo de cada um para atender as necessidades com intervenções adequadas, entendendo a alfabetização como um processo natural do desenvolvimento da criança. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009-02-27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13023 | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T16:46:39Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26 | - |
dc.date.available | 2020-06-26T16:46:39Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Escrita-séries iniciais | pt_BR |
dc.subject | Leitura -séries iniciais | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Initial writing-series | pt_BR |
dc.subject | Reading - initial series | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Cristina Gonçalves da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Literacy: process of acquisition of reading and writing in the initial grades. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Cristina Gonçalves da. Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CRISTINA GONÇALVES DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Cristina Gonçalves da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 2.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.