Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13010
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | MACIEL, A. P. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | As crianças aprendem a escrita da mesma forma que aprendem outros aspectos do mundo, ou seja, elaborando, pondo a prova e comprovando hipóteses. Mas devemos lembrar que essas hipóteses são influenciadas pela qualidade do material sobre o qual são formuladas. Por esse motivo, do ponto de vista da perspectiva construtivista, o ambiente material e o ambiente social em que ocorre a aprendizagem estão estreitamente relacionados com a possibilidade de que tal aprendizagem se desenvolva. Esse ambiente material e social e o que permite a criança comprovar suas hipóteses. Os professores que entendem a aprendizagem da leitura e da escrita como uma serie de habilidades básicas seleciona muito cuidadosamente os materiais - não apenas os escolares - mas também materiais reais, tais como se apresentam na sociedade extra-escolar. Criar um contexto de cultura escrita significa dar oportunidades para que as crianças atribuam significados ao que esta escrito, conforme suas diversas competências. Tal contexto serve para aprender o sentido da relação entre ilustração e texto; para usar índices contextuais na antecipação do significado; para usar índices textuais gráficos do inicio de um texto ou de uma parte; para identificar os suportes para identificar o conteúdo informativo; para aprender de que forma os textos "dizem algo" quando um adulto os lê; para ter oportunidades de produzir textos em tarefas do tipo problemas a resolver; e finalmente, para facilitar a aprendizagem, evitando a separação entre a vida cotidiana e a escola. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita nos anos iniciais. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13010 | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T12:49:34Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26 | - |
dc.date.available | 2020-06-26T12:49:34Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Alfabetizador | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MACIEL, Ana Paula Souza. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading and writing in the early years. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MACIEL , Ana Paula Souza. Leitura e escrita nos anos iniciais. 2009. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANA PAULA SOUZA MACIEL. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2009.pdf | Ana Paula Souza Maciel. Monografia Pedagogia. CFP 2009. | 2.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.