Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11890
Title: | A sociolinguístca em foco: jogando com a variação linguística. |
Other Titles: | Sociolinguistics in focus: playing with linguistic variation. |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS, Micaelly Barbosa dos. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | OLIVEIRA , Rose Maria Leite de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | NOGUEIRA, Ruthlana Dutra. |
Keywords: | Sociolinguística;Variação lexical;Jogos educativos;Sociolinguistics;Lexical Variation;Educational Games |
Issue Date: | 6-Dec-2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SANTOS, Micaelly Barbosa dos. A sociolinguístca em foco: jogando com a variação linguística. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta pesquisa tem como objetivo geral construir jogos educativos como ferramenta de estudo de variações linguísticas. Para atender este objetivo, traçamos as seguintes ações específicas: discutir conceitos da Sociolinguística Variacionista com ênfase na variação lexical; discutir a importância dos jogos para o desenvolvimento social e cognitivo enfatizando seu uso na educação; construir jogos que enfatizem a variação linguística como forma de explorar a riqueza da língua. A pesquisa está fundamentada, principalmente, na Sociolinguística Variacionista de Labov (2005). Em relação ao tipo de pesquisa, esta é considerada bibliográfica e aplicada e de abordagem qualitativa. Como resultado da pesquisa, construímos quatro Jogos de Português, sendo um para cada série do Ensino Fundamental II: o primeiro é um jogo de memória destinado ao 6° ano, o segundo, um jogo de furadinha, esse foi atribuído ao 7° ano, o terceiro, um jogo de tabuleiro que tem como público-alvo o 8° ano, e o quarto, um jogo de pistas que está destinado ao 9° ano. |
Abstract: | This research aims to build educational games as a tool for studying language variations. To meet this objective, we outline the following specific actions: discuss concepts of Variation Sociolinguistics with emphasis on lexical variation; discuss the importance of games for social and cognitive development emphasizing their use in education; Build games that emphasize linguistic variation as a way to exploit the richness of language. The research is based mainly on Labov's Variationist Sociolinguistics (2005). Regarding the type of research, it is considered bibliographic and applied and with a qualitative approach. As a result of the research, we built four Portuguese Games, one for each grade of elementary school II: the first is a memory game for the 6th grade, the second, a game of furadinha, this was assigned to the 7th grade, the third, a board game that targets the 8th grade, and the fourth, a clue game is intended for the 9th grade. |
Keywords: | Sociolinguística Variação lexical Jogos educativos Sociolinguistics Lexical Variation Educational Games |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Letras - Língua Portuguesa. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11890 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MICAELLY BARBOSA DOS SANTOS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2019.pdf | Micaelly Barbosa dos Santos. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2019 | 468.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.