Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839519539144588pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.
dc.description.resumoO presente trabalho aborda os aspectos históricos da ortografia levando em consideração a evolução desde o latim clássico, passando pelo latim vulgar, galego- português, português arcaico até o português contemporâneo. Para isso, traçamos como objetivo geral analisar a evolução histórica da ortografia da língua portuguesa para perceber como essas mudanças são significativas para o ensino efetivo da ortografia. Nesse sentido, definimos como objetivos específicos: descrever as transformações ortográficas que ocorreram durante a expansão do Império Romano até a chegada a Península Ibérica; conhecer os três períodos pelos quais a ortografia da língua portuguesa se modificou: o fonético, o pseudoetimológico e simplificado e sugerir possibilidades de abordagens de um ensino contextualizado da ortografia, considerando os aspectos de regularidades e irregularidades da língua. A pesquisa é de cunho qualitativo, pois não pretende quantificar dados para obtenção de resultados, e é bibliográfica, pois é baseada em obras já publicadas. Como aparato teórico, nos ancoramos em Coutinho (2011), Cardeira (2005) e Gonçalves (2007) para tratar da história da língua latina e dos processos históricos de transformação do português, Bagno (2007) com o olhar histórico e social quanto ao ensino de língua materna, e Morais (2008) e Monteiro (2008) com instruções direcionadas ao docente de língua portuguesa no que se refere ao ensino de ortografia. Assim, através dessas concepções teóricas que enriquecem as pesquisas acerca da nossa língua, pretendemos sugerir possíveis abordagens por parte do docente que considerem os conhecimentos prévios dos discentes, levando em consideração também todo o processo evolutivo e histórico da ortografia no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA evolução histórica da ortografia da língua portuguesa:Implicações para o ensino.pt_BR
dc.date.issued2019-07-03
dc.description.abstractThe present work deals with the historical aspects of orthography considering the evolution from the Classic Latin, passing through the Vulgar Latin, Galician- Portuguese, Archaic Portuguese until contemporary Portuguese. For this, we have as a general objective to analyze the historical evolution of Portuguese orthography to understand how these changes are significant for the effective teaching of orthography. In this sense, we defined as specific objectives: to describe the orthographic transformations that occurred during the expansion of the Roman Empire until the arrival in Iberian Peninsula; to know the three periods by which the orthography of the Portuguese language has changed: the phonetic, the pseudo- etymological and simplified; and to suggest possibilities of contextualized teaching of orthography, considering the aspects of regularities and irregularities of the language. The research is qualitative as it does not intend to quantify data to obtain results, and it is bibliographical, since it is based on works already published. As a theoretical apparatus we anchor in Coutinho (2011), Cardeira (2005) and Gonçalves (2007) to deal with the history of the Latin language and the historical processes of transformation of the Portuguese language; Bagno (2007) with the historical and social perspective of mother tongue teaching; and Morais (2008) and Monteiro (2008) with instructions directed to the Portuguese teacher regarding the teaching of orthography. Thus, through these theoretical conceptions that enrich the research about our language, we intend to suggest possible teaching approaches that consider the previous knowledge of the students, taking into account also the entire evolutionary and historical process of orthography in the school environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11568
dc.date.accessioned2020-02-06T15:05:13Z
dc.date.available2020-02-06
dc.date.available2020-02-06T15:05:13Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectOrtografia - historiapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ortografiapt_BR
dc.subjectLíngua latinapt_BR
dc.subjectOrtografia - ensinopt_BR
dc.subjectSpelling - historypt_BR
dc.subjectPortuguese language - spellingpt_BR
dc.subjectLanguage latinapt_BR
dc.subjectSpelling - Teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Andreza Figueiredo do.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe historical evolution of Portuguese spelling: Implications for teaching.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Andreza Figueiredo do. A evolução histórica da ortografia da língua portuguesa:Implicações para o ensino.2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANREZA FIGUEIREDO DO NASCIMENTO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA.2019.pdfAndreza Figueiredo do Nascimento. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2019.536.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.