Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11561
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, M. M. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0783877354868053pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6107356708140208pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2PEREIRA , Hérica Paiva.
dc.description.resumoOs gêneros textuais são uma importante ferramenta para o ensino de língua portuguesa, pois o ensino pautado no texto envolve inúmeros aspectos, como leitura, interpretação e compreensão de texto e os sentidos que surgem quando o indivíduo conecta-se com este. Assim sendo, esta pesquisa mostra a importância do trabalho com os gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa, mais especificadamente o gênero histórias em quadrinhos como um instrumento pedagógico que possibilita o aprendizado e a reflexão sobre a língua. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar como o livro didático Português Linguagens do 6º ano do Ensino Fundamental II de Willian Cereja e Carolina Dias Vianna (2018) orienta o trabalho com as histórias em quadrinhos na perspectiva de leitura e produção de sentidos que tal gênero possibilita. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, já que nos fundamentamos em consultas por meio de livros, teses, dissertações e artigos acadêmicos. A natureza desta pesquisa é descritiva e qualitativa, pois buscamos mostrar a importância do trabalho com o gênero textual história em quadrinhos, como instrumento pedagógico que auxilia na produção de sentidos, como também documental, ao ponto que analisamos a forma como é abordado esse gênero no livro didático do 6° ano. A fundamentação teórica que sustenta a pesquisa advém dos estudos de Barbosa et al (2018), Koch e Elias (2007), Marcuschi (2004; 2008), Oliveira (2010), Antunes (2003), Cavalcante (s/d), Luyten (1984; 1985), dentre outros. Ao final da pesquisa concluímos que com o passar do tempo tivemos várias conquistas no que diz respeito ao ensino de línguas partindo do texto. Neste contexto, ao partirmos do objeto de pesquisa aqui referendado, as histórias em quadrinhos, texto muito usado hoje, percebemos que tal gênero, antes visto apenas como passatempo para muitos, hoje é explorado à luz da abordagem interativa de língua nos livros didáticos de língua portuguesa, especificamente no livro aqui analisado, Português Linguagens, de Cereja e Vianna (2018). Assim sendo, como forma de contribuir para e complementar as práticas reflexivas na sala de aula, apresentamos uma proposta didática a ser utilizada por professores de língua portuguesa no Ensino Fundamental II em torno do gênero histórias em quadrinhos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleHistórias em quadrinhos como instrumentos de produção de sentidos nas aulas de língua portuguesa.pt_BR
dc.date.issued2019-07-05
dc.description.abstractText gender are an important tool for Portuguese language teaching, since text- based teaching involves numerous aspects such as reading, interpretation and comprehension of the text and the meanings that arise when the individual connects with the text. Thus, this research aims to show the importance of working with textual genres in Portuguese language classes, more specifically the gender comics as a pedagogical tool that enables learning and reflection on the language. In this way, the main objective of this research was to analyze how the Portuguese textbook of the 6th year of Elementary School II of Willian Cereja and Carolina Dias Vianna (2018) guides the work with the comics. As for the methodology, it is a bibliographical research, since we are based on consultations through books, theses, dissertations and academic articles. The nature of this research is descriptive and qualitative, as we seek to show the importance of work with the textual gender comics-cartoons, as a pedagogical tool that assists in the production of meanings, as well as documentary, to the point that we analyze the way this gender is approached in the textbook of the 6th grade. The theoretical foundations that support the research come from the studies of Barbosa et al (2018), Koch and Elias (2007), Marcuschi (2004; 2008), Oliveira (2010), Antunes (2003), Cavalcante (n/d), Luyten (1984, 1985), among others. At the end of the research we conclude that with the passage of time we had several achievements regarding the teaching of languages starting from the text. In this context, when we start from the object of research here commented on, the comics, a text widely used today, we realize that such a genre, previously seen only as a pastime for many, is now explored in the light of the interactive language approach in language textbooks Portuguese, specifically in the book analyzed here, Portuguese Language, by Cereja and Vianna (2018). Thus, as a way to contribute to and complement reflective practices in the classroom, we present a didactic proposal to be used by Portuguese-speaking teachers in Elementary School II around the genre comics.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11561
dc.date.accessioned2020-02-06T14:29:35Z
dc.date.available2020-02-06
dc.date.available2020-02-06T14:29:35Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Maria Mayane Barbosa dos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComics as instruments for the production of meaning in Portuguese language classes.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Mayane Barbosa dos. Histórias em quadrinhos como instrumentos de produção de sentidos nas aulas de língua portuguesa. 2019. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA MAYANE BARBOSA DOS SANTOS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2019.pdfMaria Mayane Barbosa dos Santos. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2019.4.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.