Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11529
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, G. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9919994981688338pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6107356708140208pt_BR
dc.contributor.referee1MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoA sociedade perpassa por processos de evolução e de transformação em todos os campos que a cerca, algumas mudanças acontecem de forma gradativa, outras, porém, surgem velozmente modificando significativamente a sociedade, como é o caso, por exemplo, dos avanços tecnológicos. Desta forma, reconhecendo a importância das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDIC) e a importância do ensino acompanhar as demandas atuais, as políticas públicas educacionais desenvolveram aparatos que melhor norteiam os professores para implantação destes recursos no ensino, como é o caso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD, e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), empenhados na popularização do uso dos recursos digitais nas escolas. Deste modo, este trabalho se justifica por reconhecermos o processo de mudança que ocorre no meio escolar advindo das novas tecnologias digitais, e por percebermos a importância do ensino acompanhar as relações tecnológicas atuais em favor de um uso mais dinâmico da língua. Assim, esta pesquisa tem como intuito analisar os gêneros digitais presentes no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Finais e como objetivos específicos: discutir sobre as novas tecnologias no ensino de Língua Portuguesa (LP), descrever se e como os gêneros textuais digitais estão presentes no livro, propor reflexões para o professor sobre o uso da ferramenta podcast nas aulas de LP. Para tanto, nos embasamos nas contribuições de Marcuschi (2002- 2012), Freitas (2006), Soares (2003), Lorenzi & Pádua (2012), Rojo (2012), PCN (1997), PNLD (2016), BNCC (2017), Lakatos (2010), etc. e tomamos como corpus para análise dos dados o Livro Didático Português Linguagens de Cereja e Cochar (2014- 2015). Quanto a metodologia, esta pesquisa é de cunho bibliográfico por tratar de estudos realizados por meio de livros, textos escritos e digitais acadêmicos. Além de ser uma pesquisa de método descritivo, de natureza qualitativa, uma vez que a pesquisa qualitativa permite maior familiaridade entre o ambiente a ser analisado e o pesquisador. Nossas análises sugerem que o professor não deve esperar apenas a inclusão das TDICs no livro didático, e sim seguir as propostas sugeridas pela BNCC e demais políticas educacionais, para que cada vez mais o ensino contemple o letramento digital, pois o livro didático ainda precisa de melhorias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleTDIC e ensino de língua portuguesa: análise dos gêneros digitais Presentes em livros didáticos do ensino fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2019-04-03
dc.description.abstractSociety goes through processes of evolution and transformation in all of its fields. Some changes happen in a gradual way, others, however, come quickly changing society significantly, as it is the case, for example, of technological advances. In this way, recognizing the importance of Digital Information and Communication Technologies (DICT) and the importance of aligning teaching with current demands, educational public policies have developed devices that better guide teachers to implement these resources in education, as is the case of Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (National Curricular Basis), Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (National Textbook Program), and Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (National Curriculum Parameters), which are committed to popularizing the use of digital resources in schools. Thus, this work is justified by our consciousness of the changing process that occurs in the school environment coming from new digital technologies, and because we also realize the importance of making teaching to meet the current technological relations for the sake of more dynamic use of the language. The purpose of this research is to analyze the digital genres present in the textbook of Portuguese Language for Final Years. Its specific objectives are: to discuss about new technologies in the teaching of Portuguese Language (PL), to describe if and how digital textual genres are present in the book, propose reflections to teachers about the use of the podcast tool in PL classes. In order to do so, we rely on the contributions of Marcuschi (2002- 2012), Soares (2003), Lorenzi & Pádua (2012), Red (2012), PCN (1997), PNLD , Lakatos (2010), etc. and we took as corpus for data analysis the Textbook Português Linguagens, by Cherry and Cochar (2014-2015). As for the methodology, this research is of a bibliographic character because it deals with studies carried out through books, academic written and digital texts. Besides being qualitative and descriptive method research, since qualitative researches allow more familiarity between the environment to be analyzed and the researcher. Our analysis suggests that the teacher should not only expect the inclusion of DICTs in the textbook but follow the proposals suggested by the BNCC and other educational policies, so that teaching will increasingly contemplate digital literacy since textbooks still need improvements.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11529
dc.date.accessioned2020-02-05T15:03:21Z
dc.date.available2020-02-05
dc.date.available2020-02-05T15:03:21Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInovação educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectGêneros digitaispt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectNovas tecnologias - ensino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEducational innovationpt_BR
dc.subjectDigital technologypt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectDigital genrespt_BR
dc.subjectPortuguese language – teachingpt_BR
dc.subjectNew technologies - Portuguese language teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Gilberlânia Soares da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTDIC and Portuguese language teaching: analysis of digital genres Present in elementary school textbooks II.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Gilberlânia Soares da. TDIC e ensino de língua portuguesa: análise dos gêneros digitais presentes em livros didáticos do ensino fundamental II. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILBERLÂNIA SOARES DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2019.pdfGilberlânia Soares da Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2019.897.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.