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Title: Trajetórias de professoras negras dos cursos de formação de professores da UFAC/Campus Rio Branco.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Sulamita Rosa da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACHADO, Tânia Mara Rezende.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GOMES, Nilma Lino.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MELO, Lúcia de Fátima.
Keywords: Mulheres quilombolas;Professoras negras;Universidade Federal do Acre - Dissertação;Mulheres negras migrantes;Cursos de formação de professores - UFAC - Rio Branco-AC;Racismo estrutural;Educação escolar quilombola;Dissertação - Universidade Federal do Acre;Comunidades quilombolas - Rio Gurutuba - Minas Gerais;Povo Gurutuba - quilombolas;Quilombola women;Black female teachers;Federal University of Acre - Dissertation;Black migrant women;Teacher training courses - UFAC - Rio Branco-AC;Structural racism;Quilombola school education;Dissertation - Federal University of Acre;Quilombola communities - Rio Gurutuba - Minas Gerais;Gurutuba people - quilombolas
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal do Acre
Citation: SILVA, Sulamita Rosa da. Trajetórias de professoras negras dos cursos de formação de professores da UFAC/Campus Rio Branco. 2019. 231f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Acre, Rio Branco - AC - Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação teve como objetivo analisar como foram tecidas as trajetórias de professoras negras dos cursos de formação de professores da Universidade Federal do Acre/Campus Rio Branco e de que modo organizavam e abordavam discussões sobre gênero e raça nos seus Currículos Lattes. A temática surgiu devido às invisibilidades no que se referia à presença de mulheres negras atuando como professoras universitárias, bem como à significativa ausência de representatividades concernentes ao protagonismo dessas mulheres, e ao interesse em saber em quais cursos de Licenciatura estavam e como abordavam discussões de gênero e raça em suas produções. Na revisão de literatura, o que foi constatado era a presença de mulheres negras atuando de forma frequente em espaços de subalternidade, em decorrência do racismo estrutural. Por conseguinte, encontrá-las como professoras universitárias demonstra casos específicos de sucessos profissionais. Quanto à metodologia adotada, a pesquisa foi elaborada em uma perspectiva pós-crítica, sendo de abordagem qualitativa e tendo como procedimentos metodológicos o estudo bibliográfico de tais temáticas, estudo de campo no contato com as sujeitas por meio de entrevistas de modelo narrativo e análise documental de seus Currículos Lattes, relativos às produções científicas concernentes às categorias aqui discutidas. Quanto aos dados encontrados, das onze professoras negras entrevistadas, três eram professoras substitutas, duas destas eram as mais retintas de todas as sujeitas entrevistadas, sofrendo maiores incidências de discriminações raciais e de gênero, expressas nas narrativas de suas histórias de vida. As abordagens sobre a categoria raça foram exploradas em nível de ensino, pesquisa e extensão de forma assídua por duas professoras, não obstante, atualmente quatro das professoras entrevistadas participam do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), que promove formações voltadas para a Educação das Relações Étnico-Raciais. A pluralidade, no que se refere às epistemologias tecidas das experiências das professoras, permeou a construção de suas identidades profissionais e nestas ainda repercute, sendo mulheres negras plurais, não universais, e que produzem saberes a partir do vivido e do cenário presente em que atuam.
Abstract: This dissertation aimed to analyze how the trajectories of black teachers from the teachers training courses of the Universidade Federal do Acre/ Rio Branco Campus were woven and how they organized and approached discussions about gender and race in their Lattes Curriculum. The theme arose due to the invisibilities regarding the presence of black women acting as university teachers, as well as the significant lack of representativeness concerning the protagonism of these women, to know in which undergraduate courses they were and how they approached discussions of gender and race in their productions. In the literature review, what was found was the presence of black women frequently acting in subordinate spaces, because of the structural racism. Therefore, meeting them as university teachers were specific cases of professional success. Regarding the research was post-critical methodology, with a qualitative approach, focused on the bibliographic study of such themes, field study in contact with the black teachers by narrative interviews and documentary analysis of their Lattes Curriculum, analyzing the scientific productions concerning the categories discussed here. As for the data found, of the eleven black teachers interviewed, three were substitute teachers, where two of these substitutes were the most dark black of all interviewed teachers, suffering greater incidences of racial and gender discriminations expressed in their narratives life’s stories. Approaches to the race category were explored in teaching, research and extension fields by just two teachers interviewed, however, currently four of these teachers are participating of Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), which promotes training focused on education for racial ethnic relations. The plurality from the epistemologies of this teachers' experiences has permeated and still has repercussions on the construction of their professional identities, being plural black women, with not patterns unique, who produce knowledge from the lived and in a present space where they are working.
Keywords: Mulheres quilombolas
Professoras negras
Universidade Federal do Acre - Dissertação
Mulheres negras migrantes
Cursos de formação de professores - UFAC - Rio Branco-AC
Racismo estrutural
Educação escolar quilombola
Dissertação - Universidade Federal do Acre
Comunidades quilombolas - Rio Gurutuba - Minas Gerais
Povo Gurutuba - quilombolas
Quilombola women
Black female teachers
Federal University of Acre - Dissertation
Black migrant women
Teacher training courses - UFAC - Rio Branco-AC
Structural racism
Quilombola school education
Dissertation - Federal University of Acre
Quilombola communities - Rio Gurutuba - Minas Gerais
Gurutuba people - quilombolas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42329
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

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