Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SANTOS, L. F. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PORTO, Shirley Barbosa das Neves. | - |
dc.contributor.advisor1ID | PORTO, S. B. N. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4960345947344178 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CAMPOS, Kátia Patrícia Benevides. | - |
dc.contributor.referee2 | BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.santos | - |
dc.description.resumo | Esta monografia é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Baraúnas, zona rural de São José do Egito, estado de Pernambuco. No trabalho dialogamos sobre a educação contextualizada e o projeto de ressignificação conceitual do Semiárido Brasileiro com as obras de autores como: Silva (2008), Silva (2009), entre outros. As bases teóricas sobre planejamento de ensino vêm de Turra (1992), Vianna (1986), Gandin (2007) etc. Nosso objetivo foi analisar o papel do planejamento de ensino, baseado na prática educativa da Peads (Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável) para a construção de uma realidade de ensino contextualizada no campo. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizamos como instrumentos para a produção das informações nas visitas à escola a observação participante, o caderno de campo e a entrevista semiestruturada. Estes deram suporte ao trabalho realizado para a compreensão de como o planejamento de ensino se efetiva no dia a dia da escola. Com estes dados, foi possível perceber que a escola citada faz o planejamento de ensino e consegue pôr em prática a proposta da Peads no âmbito de uma educação contextualizada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.description.abstract | This monograph is the results of a survey on school Municipal de Baraúnas, São José do Egito countryside, Pernambuco State. In this paper, we dialogue about contextualized education and the reframing conception project of the Brazilian semi-arid region with works of authors such as: Marinho Silva(2008), Silva (2009), among others. The theoretical bases of educational planning comes from Turra (1992), Vianna (1986), Gandin (2007), etc. Our objective was to analyze the role of education planning, based on the educational practice from Peads (Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável) to build a reality in the country context of teaching. Was used as a way qualitative research of methodology, study case type, and used as tools for the production of information on school visits, participant observation, field diary and semi-structured interview, these gave support to the work done to understand how planning education is effective in day-to-day in school. With this information, we can see that the school cited above do the teaching planning and can implement the Peads‟ proposal within an education context. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932 | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-07T10:26:40Z | - |
dc.date.available | 2019-11-07 | - |
dc.date.available | 2019-11-07T10:26:40Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Planejamento de ensino | pt_BR |
dc.subject | Semiárido brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Contextualized education | pt_BR |
dc.subject | Teaching planning | pt_BR |
dc.subject | Brazilian semiarid | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | PEADS, teaching planning and contextualized education: a case study in the municipal school of Baraúnas. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos. A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas. 2011. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932 | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LÚCIA DE FÁTIMA SIMÕES DOS SANTOS - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011.pdf | Lúcia de Fátima Simões dos Santos - TCC Esp. Educação Contextualizada 2011 | 1.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.