Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877
Title: | Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. |
Other Titles: | Cordel and classroom literature: popular culture as a way to a contextualized education in Paraibano West Cariri. Cordel y literatura en el aula: cultura popular como una forma de educación contextualizada en Paraibano West Cariri. |
???metadata.dc.creator???: | PRATA, Arysttótenes da Silva. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | FURTADO, Quézia Vila Flor. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | PORTO, Shirley Barbosa das Neves. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | LACERDA, Alecksandra Vieira de. |
Keywords: | Literatura de cordel e educação;Cordel e sala de aula;Cultura popular;Educação Contextualizada;Práticas educacionais - Cariri Ocidental Paraibano;Cariri Ocidental Paraibano - Práticas Educacionais;Literatura del Cordón y Educación;Educación contextualizada;Contextualized Education;Cord Literature and Education |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | PRATA, Arysttótenes da Silva. Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. 2011. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho propõe uma análise sobre a utilização da Literatura de Cordel como ferramenta de auxilio na educação e sua relação com a contextualização da educação para convivência com o semiárido brasileiro. A poesia popular, representada pelo cordel, como forma de ressiguinificar as práticas pedagógicas docentes, proporcionado um cenário pedagógico de desenvolvimento intelectual através da literatura popular do semiárido e sua interação com docentes, estudantes e conteúdos diversos. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre o uso da literatura de cordel como proposta pedagógica no processo de contextualização da educação no Cariri Ocidental paraibano. A pesquisa demonstrou que tanto professores quanto estudantes, do cariri ocidental paraibano, têm uma receptividade positiva em relação à Literatura de Cordel, reconhecem seu valor literário e se agradam deste tipo de leitura. Esta pesquisa utiliza abordagem qualitativa e se fundamenta nas orientações de José Maria Tavares de Andrade (2009), Paulo Freire (1970), Helder Pinheiro (2007) e Arievaldo Viana (2010). |
???metadata.dc.description.resumen???: | Este trabajo propone un análisis sobre el uso de la literatura de cordel, como una herramienta de ayuda en la educación y su relación con el contexto de la educación para la convivencia con el semiárido brasileño. La poesía popular, representada por el Cordel, como una manera de profesores cambiare pedagogías de enseñanza, recriando el escenario pedagógico proporcionando un desarrollo intelectual a través de la literatura popular de los áridos y su interacción con los profesores, estudiantes y contenidos diversos. El objetivo de este trabajo es reflejar sobre el uso de la literatura como una propuesta pedagógica en el proceso de contextualización de la educación en la región del Cariri Ocidental Paraibano. La investigación ha demostrado que tanto profesores como estudiantes del cariri paraibano, tiene una acogida positiva en relación a esta literatura, reconocen su valor literario y el atractivo de este tipo de lectura. Esta pesquisa tiene el propósito, esta investigación utiliza un enfoque cualitativo y se basa en las directrices de José Maria Tavares de Andrade (2009), Paulo Freire (1970), Helder Pinheiro (2007) y Arievaldo Viana (2010). |
Keywords: | Literatura de cordel e educação Cordel e sala de aula Cultura popular Educação Contextualizada Práticas educacionais - Cariri Ocidental Paraibano Cariri Ocidental Paraibano - Práticas Educacionais Literatura del Cordón y Educación Educación contextualizada Contextualized Education Cord Literature and Education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARYSTTÓTENES DA SILVA PRATA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011.pdf | Arysttótenes da Silva Prata - TCC Esp. Educação Contextualizada 2011 | 402.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.