Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7640
Title: Ensino de física e metodologias ativas: uma abordagem construtivista.
Other Titles: Physics teaching and active methodologies: a constructivist approach.
???metadata.dc.creator???: MOURA, Flávio Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FIGUEIREDO, Gustavo Alencar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Anderson Alves de.
Keywords: Física - ensino;Metodologias ativas;Aprendizagem cooperativa;Ensino médio;Physics - teaching;Active Methodologies;Cooperative Learning;High school
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOURA, Flávio Pereira. Ensino de Física e metodologias ativas: uma abordagem construtivista. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Na perspectiva e no intuito de aprimorar o ensino, este trabalho busca fazer uma abordagem sobre a metodologia de ensino da Física no ensino médio da Escola Técnica de Saúde - ETSC, e tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino, com as metodologias ativas, Problema Based Learn – (PBL) , que comprovem melhores resultados na aprendizagem, mostrando a importância em mudar a dinâmica da aula e do ensino da perspectiva tradicional para mediador-inovador construtivista, para isso utilizamos várias formas de abordagem do conteúdo com o objetivo de diversificar o ensino por meio de situações problematizadoras, atividades experimentais, dinâmica de grupos e assim, promover a aprendizagem significativa na construção do conhecimento, no desenvolvimento contínuo e progressivo da aprendizagem. Esta pesquisa tem características qualitativa e quantitativa prevalecendo, porém, a natureza quantitativa no que diz respeito aos resultados esperados, os quais serão averiguados por meio de um questionário diagnóstico, cuja análise foi feita sobre os índices de aprendizagem que para fins de quantização se perceberá a partir dos resultados tido como satisfatório, tomando como referência notas superiores a 7,0 pontos. Os sujeitos da pesquisa são 35 estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras – ETSC, neste trabalho esperasse, no mínimo, uma experiência enriquecedora dado a proposta metodológica inovadora para o estudante/pesquisador como também para os estudantes da Escola Técnica de Saúde em Cajazeiras, e o máximo seria a aprendizagem dos alunos/as cuja a satisfação, aceitação e interação com os mesmos durante as aulas já seria indícios de resultados satisfatório/objetivos alcançados e um teste com 85% de aprovação evidencia de aprendizagem significativa, em cujo problema de pesquisa consistiu em: Uma abordagem construtivista nas aulas de Física do Ensino Médio, pautada na perspectiva das metodologias ativas, contribui para promoção de aprendizagens significativas dos/as estudantes? E objetivo geral foi: Desenvolver uma forma de abordagem metodológica nas aulas para o Ensino da Física, na perspectiva das metodologias ativas utilizando uma perspectiva construtivista, com enfoque na aprendizagem baseada em problema e aprendizagem cooperativa.
Abstract: In prospect and in order to enhance the teaching, this work seeks to make an approach on the teaching methodology of Physics in high school technical school of health-ETSC, and aims to present a proposal for teaching, with active methodologies, Problem Based Learn-(PBL), showing better results in learning, showing the importance of changing the dynamics of the class and of the teaching of traditional perspective to mediator-constructivist, for that we use innovative multiple forms of content approach with the goal of diversifying the teaching through problematizadoras situations, experimental activities, group dynamics and thus promote meaningful learning in the construction of knowledge, continuous and progressive development of learning. This research is qualitative and quantitative characteristics prevailing, however, the quantitative nature with regard to expected results, which will be determined through a diagnostic questionnaire, whose analysis was made on the contents of learning that for the purpose of quantization if notice from the results as satisfactory, taking as reference notes in excess of 7.0 points. The subjects of the research are 35 high school students of technical school of Health of Cajazeiras-ETSC, in this work had, at least, an enriching experience given the innovative methodological approach for student/researcher, but also for students of Technical school of Health in Cajazeiras, and the maximum would be the learning of students whose satisfaction, acceptance and interaction with them during lessons would be evidence of satisfactory outcomes/objectives achieved and a test with 85% approval evidence of learning significantly, in whose problem of research consisted of: A constructivist approach in high school Physics classes, based on the perspective of active methodologies, contributes to the promotion of significant learning of students? And general objective was: to develop a form of methodological approach in the classroom for the teaching of physics, from the perspective of active methodologies using a constructivist perspective, focusing on problem-based learning and cooperative learning.
Keywords: Física - ensino
Metodologias ativas
Aprendizagem cooperativa
Ensino médio
Physics - teaching
Active Methodologies
Cooperative Learning
High school
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7640
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLÁVIO PEREIRA MOURA. TCC. LICENCIATURA EM FÍSICA.2017.pdfFlávio Pereira Moura. TCC. Licenciatura em Física.2017. 976.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.