Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7364
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALBUQUERQUE, J. L. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8447563965391536pt_BR
dc.contributor.advisor1FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
dc.contributor.advisor1IDFIGUEIREDO, G. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2438169816514170pt_BR
dc.contributor.referee1NÓBREGA, Mayane Leite de.
dc.contributor.referee2LOPES, Mirleide Dantas.
dc.description.resumoA complexa composição do processo do conhecimento constitui o cerne deste opúsculo discursivo. A urgência dessa análise emergiu das leituras da estrutura do processo, entremeado por problemas, de ensino e aprendizagem estudada e praticada, ainda, durante nossa formação acadêmica, em especial, durante a realização dos Estágios Supervisionados. Um problema se consolidou entre nossa proposta de ensino do Eletro magnetismo baseada, principalmente, em uma abordagem Histórica da Ciência, e a apresentação deste pelo Livro Didático adotado na escola onde os estágios foram desenvolvidos. O trabalho objetivou analisar o uso da História da Ciência em um Livro Didático quanto a abordagem do Eletro magnetismo na terceira série do Ensino Médio da Rede Pública da cidade de São José de Piranhas - PB. Outros fatores contribuíram para que um entendimento mais lúcido sobre esse problema se efetivasse. Assim, a maneira pela qual a História da Ciência referente ao Eletro magnetismo está sendo apresentada por parte do Livro Didático adotado na escola de realização dos estágios, será o escopo da pesquisa. O levantamento bibliográfico constitui um dos vieses do estudo em tela. Após propormos discussões sobre as realidades discursivas que o livro se insere, tais como ensino e aprendizagem em Física e História da Ciência, ponderamos os dados, numa perspectiva qualitativa, com base em tais discussões que, devido à complexidade dos conhecimentos e problemas que se apresentam hodiernamente, forçam- nos novos desafios a prática docente, sendo necessário, portanto, analisarmos as confluências a essa realidade nos meios de informação e educação dos sujeitos. Sob estes termos, a análise revelou que em muitos aspectos, analisados com base em critérios e conhecimentos produzidos por especialistas na área, a abordagem Histórica do Eletro magnetismo do livro se mostrou inadequada, sendo a aprendizagem de conteúdos prejudicada por esta. O diálogo que realizamos com autores aponta para a real necessidade de reaproximação entre essa perspectiva e o Ensino de Ciências (Física), em direção a construção de uma consciência crítica dos sujeitos e, também, para permitir justificar a necessidade de uma maior cuidado como tratamento de questões relacionadas a História da Ciência quanto a sua inserção nos livros didáticos da Física no Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísica.pt_BR
dc.titleHistória da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível.pt_BR
dc.date.issued2017-05-08
dc.description.abstractThe complex composition of the knowledge process constitutes the core of this discursive booklet. The urgency of this analysis emerged from the readings of the process structure, interspersed with problems, of teaching and learning studied and practiced, yet, during our academic formation, in special, during the realization of Supervised Internships. A problem has consolidated between our teaching purposes of Electromagnetism based, mainly, in a History of Science approach, and the presentation of this by the didactic books adopted in the school where the internships were developed. The work aimed analyze the use of the History of Science in a Didactic Book about the Electromagnetism approach in the third series of High School of the Public Network of the city of São José de Piranhas - PB. Others factors contributed to a more lucid understanding of this problem. Thus, the way by the History of Science reference to Electromagnetism is being presented by part of the didactic book adopted in the school of realization of internships, it will the scope of the research. The bibliographic survey is a constituent to study on screen. After proposing discussions about the discursive realities of the book, such as teaching and learning in Physics and History of Science, we ponder the data, in a qualitative perspective, with basis in such discussions that, due to complexity of knowledge and problems that are present nowadays, new challenges are imposed on the teaching practice, being necessary, therefore, to analyze the confluences to this reality in the media of information and education of the subjects. Under these terms, the analysis revealed that in many respects, analyzed based on criteria and knowledge produced by specialists in the field, the Historical Approach to Electromagnetism of the book proved to be inadequate, being the content learning was impaired by it. The dialogue make with the authors points to the real need of approximation between this perspective and the Teaching of Sciences (Physics), in direction to a construction of a Critical awareness of subjects and, also, to allow justify the need for greater care as a treatment of issues related to the History of Science as to its insertion in the textbooks of Physics in High School.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7364
dc.date.accessioned2019-09-26T15:16:24Z
dc.date.available2019-09-26
dc.date.available2019-09-26T15:16:24Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectEletromagnetismo - ensinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectScience Historypt_BR
dc.subjectElectromagnetism - Teachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALBUQUERQUE, José Leonardo Tavares de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistory of science and physics teaching: a possible dialogical relationship.pt_BR
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, José Leonardo Tavares de. História da ciência e ensino de física: uma relação dialógica possível. 2017. 200f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ LEONARDO TAVARES DE ALBUQUERQUE. TCC. LICENCIATURA EM FÍSICA. 2017.pdfJosé Leonardo Tavares de Albuquerque. TCC. Licenciatura em Física. 2017.4.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.