Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7243
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SANTOS, I. T. O. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8441242825539375 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ALENCAR, Rosana Ferreira de. | |
dc.contributor.advisor1ID | ALENCAR, Rosana Ferreira de. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5943106991504822 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | BENITEZ, Letícia Carvalho. | |
dc.contributor.referee2 | SILVA, Wilza Carla Moreira. | |
dc.description.resumo | Muitas são as dificuldades enfrentadas pelos profissionais em educação para o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas, participativas e que desenvolva o pensamento crítico dos alunos conforme o objetivo do ensino, em especial o de Ciências Naturais. Diante desta constatação, o presente trabalho teve como objetivo apresentar alternativa metodológica através da construção e aplicação de jogos na perspectiva do Ecodesign utilizando materiais de baixo impacto para o meio ambiente, baixo custo financeiro e de fácil acesso. O estudo foi desenvolvido na E.E.I.F. Antônio Landim de Macedo, localizada no município de Aurora-CE, com 25 alunos do 8º ano e professora de Ciências Naturais. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de questionários semi estruturados, ministração de aulas teóricas, aplicação de jogos didáticos e realização de oficina para a construção dos jogos trabalhados durante o período da intervenção em sala de aula. Os dados quantitativos e qualitativos obtidos após a aplicação das atividades propostas apontaram para uma interação e participação dos alunos presentes em sala de aula indicando mais interesse pelos conteúdos trabalhados. A análise do questionário pós-teste mostrou que os alunos aprovaram a metodologia dos jogos uma vez que tornou as aulas mais dinâmicas e auxiliou na compreensão dos conteúdos. Assim, conclui-se que o uso de jogos didáticos é um meio de fácil aplicação, que possibilita a execução de aulas diferenciadas e participativas, fazendo do aluno um membro ativo do processo ensino/aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.title | A confecção e utilização de jogos didáticos como facilitador do processo de ensino aprendizagem na perspectiva do ecodesign. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-07-27 | |
dc.description.abstract | Many are the difficulties faced by professionals in education for the development of more dynamic, participative classes and that develop the critical thinking of the students according to the purpose of teaching, especially the Natural Sciences. In view of this, the present work had as objective to present a methodological alternative through the construction and application of games in the perspective of Ecodesign using materials of low impact for the environment, low financial cost and easy access. The study was developed in E.E.I.F Antônio Landim de Macêdo, located in Aurora-CE, city with 25 students of the eighth grade and the Natural Sciences teacher. The methodology used consisted in the application of semi-structured questionnaires, teaching of theoretical classes, application of didactic games and the realization of a workshop for the construction of the games worked during the period of the intervention in the classroom. The quantitative and qualitative data obtained after the application of the proposed activities pointed to an interaction and participation of students present in the classroom indicating more interest in the contents worked. The analysis of the post-test questionnaire showed that the students approved the methodology of the games since it made the classes more dynamic and aided in the understanding of the contents. Therefore, it is concluded that the use of educational games is a way of easy application that allows the execution of differentiated and participative classes making the student an active member of the teaching / learning process. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7243 | |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T17:32:42Z | |
dc.date.available | 2019-09-24 | |
dc.date.available | 2019-09-24T17:32:42Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Jogos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ecodesign | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos didáticos - confecção | pt_BR |
dc.subject | Ciências naturais - ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.subject | Teaching Methodology | pt_BR |
dc.subject | Educational games - confection | pt_BR |
dc.subject | Natural Sciences - Teaching and Learning | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Ingrend Taynane de Oliveira Santos. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The making and use of didactic games as a facilitator of the teaching-learning process from the perspective of ecodesign. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ingrend Taynane de Oliveira. A confecção e utilização de jogos didáticos como facilitador do processo de ensino aprendizagem na perspectiva do ecodesign. 2018. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
INGREND TAYNANE DE OLIVEIRA SANTOS. TCC. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.2018.pdf | Ingrend Taynane de Oliveira Santos. TCC. Licenciatura em Ciências Biológicas.2018. | 4.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.