Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6292
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, A. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6481010290239410pt_BR
dc.contributor.advisor1ALENCAR, Rosana Ferreira de.
dc.contributor.advisor1IDALENCAR, Rosana Ferreira de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5943106991504822pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Francisco Carlos Pinheiro da.
dc.contributor.referee2SILVA, Wilza Carla Moreira.
dc.description.resumoO crescimento populacional e o desenvolvimento industrial tem comprometido a qualidade da água disponível para consumo humano e a maioria da população desconhece ou ignora a sua influência e responsabilidade no processo de poluição dos recursos hídricos. Baseado nessas informações o presente estudo foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Cajazeiras-PB com 25 alunos da 3ª série do Ensino Médio e teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento dos alunos envolvidos na pesquisa sobre a importância do uso consciente e conservação dos recursos hídricos. Teve como metodologia a coleta de dados mediante aplicação de questionários pré- teste e pós-teste junto aos alunos e apresentação de palestra referente ao uso consciente dos recursos hídricos. Os dados obtidos com o pré-teste e pós-teste mostraram uma mudança de postura dos alunos no período anterior e posterior a intervenção quanto ao tema trabalhado ressaltando a sua importância. Os resultados apontam para a importância da utilização de metodologias diferenciadas voltadas para temas ligados ao cotidiano do aluno que valorizam uma melhor participação do mesmo no processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicas.pt_BR
dc.titleConcepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos.pt_BR
dc.date.issued2018-03-16
dc.description.abstractPopulation growth and industrial development have compromised quality of water available for human consumption and most of the population is unaware or unaware of their influence and responsibility in water pollution process. Based on this information the The present study was developed in a state school in the municipality of Cajazeiras-PB with 25 students from the 3rd grade of high school and aimed to evaluate the level of knowledge of the students involved in research on the importance of conscious use and conservation of water resources. Had As a methodology, data collection through the application of pre- test and post-test with students and lecture presentation regarding the use aware of water resources. The data obtained with the pretest and posttest showed a change of attitude of the students in the previous and subsequent period the intervention on the theme worked emphasizing its importance. The results point to the importance of using methodologies focused on topics related to the student's daily life that value better participation in the teaching-learning process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6292
dc.date.accessioned2019-08-28T17:25:08Z
dc.date.available2019-08-28
dc.date.available2019-08-28T17:25:08Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRecursos hídricospt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectPreservaçãopt_BR
dc.subjectUso da águapt_BR
dc.subjectWater Resourcespt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subjectPreservationpt_BR
dc.subjectWater Usept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Andressa da Costa.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConception of high school students regarding the conscious use of water resources.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Andressa da Costa. Concepção de alunos do ensino médio referente ao uso consciente dos recursos hídricos. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRESSA DA COSTA RODRIGUES. TCC. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2018.pdfAndressa da Costa Rodrigues. TCC. Licenciatura em Ciências Biológicas. 2018.833.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.