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Title: Parceria público-privada: uma pesquisa entre os pequenos comerciantes sobre a terceirização do São João em Campina Grande-PB.
Other Titles: Public-private partnership: a survey among small traders about outsourcing São João in Campina Grande-PB.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, Edson Saulo Dias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Darcon.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS, Cláudia Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto.
Keywords: Terceirização;Gestão;Comerciantes;Outsourcing;Management;Merchants
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, Edson Saulo Dias. Parceria público-privada: uma pesquisa entre os pequenos comerciantes sobre a terceirização do São João em Campina Grande-PB. 2018. 74 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5321
???metadata.dc.description.resumo???: A mudança na administração pública possibilitou ao setor ampliar os serviços prestados a população e garantir a qualidade dos mesmos, além de proporcionar meios de suprir a insuficiência de recursos existentes no setor. No Brasil, a prova disto são as parcerias entre os setores público e privado, regulamentadas através da legislação do país. Recentemente uma destas parcerias fora firmada pela primeira vez entre a Prefeitura Municipal de Campina Grande - PMCG (setor público) e a Empresa Aliança Comunicação e Cultura Ltda. (setor privado), para a realização do evento junino promovido anualmente na cidade, “O Maior São João do Mundo”. O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo analisar as opiniões dos pequenos comerciantes instalados no parque do Povo sobre o processo de terceirização do evento “O Maior São João do Mundo- Edição 2017”. Para alcançá-lo aplicou-se do método de pesquisa de campo, de natureza qualitativa e descritiva, utilizando-se para coleta de dados às técnicas de pesquisa documental, a entrevista semiestruturada e a observação. Os entrevistados relataram que enfrentaram certa dificuldade devido a terceirização, como: aumento dos custos de instalação, a compra de bebidas exclusivamente nos 03 depósitos instalados na área da festa; a mudança do layout; inversão de papeis dos patrocinadores, que passaram a atuar como concorrentes diretos nas vendas ao consumidor final, entre outras. A terceirização do evento não se torna um mau para sua realização e a garantia do seu perfeito funcionamento, a mudança de gestão do evento em si, não condiciona o mau funcionamento dos comércios, mas sim, a forma que a empresa contratada efetua o gerenciamento, mesmo considerando que esta se tratou da primeira edição da gestão privada como total responsável pela festividade, devem ser corrigidas as falhas cometidas para que assim, em uma próxima, a gestão privada possa atender os interesses não apenas da administração pública, mas a de todos os agentes envolvidos.
Abstract: The changes in public administration made it possible for the sector to expand the provided services to the population and to guarantee the quality of them, besides providing ways to supply the insufficiency of resources existing in the sector. In Brazil, the proof of this is the partnerships between the public and private sectors, regulated by the country's legislation. Recently one of these partnerships was signed for the first time between the City Hall of Campina Grande - PMCG (public sector) and the Company Aliança Comunicação e Cultura Ltda (private sector), to hold the June event held annually in the city, O Maior São João do Mundo "The Greater Saint John of the Wold". This research aimed to analyze the opinions of the small merchants installed in the Parque do Povo “People's Park” about the process of outsourcing of the event "The Greater Saint John of the World - 2017 Edition". In order to reach it, the field research method was used, with a qualitative and descriptive nature, using data collection techniques for documentary research, semi structured interview and observation. Respondents reported that they faced certain difficulties due to outsourcing, such as: increased installation costs, purchase of beverages exclusively in the 03 deposits installed in the party area; the layout change; reversing the roles of the sponsors, who started to act as direct competitors in sales to the final consumer, among others. The outsourcing of the event does not become a bad thing for its accomplishment and the guarantee of its perfect functioning, the change of management of the event itself, does not condition the malfunction of the trades, but rather, the form that the company hires, carries out the management, even considering that this was the first edition of private management as the total responsible for the festivity, the failures must be corrected so that, in a future, private management can serve the interests not only of the public administration, but of all of the agents involved.
Keywords: Terceirização
Gestão
Comerciantes
Outsourcing
Management
Merchants
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5321
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