Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4924
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SOUSA, Jose Wanderley Alves de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SOUSA, José Wanderley Alves de. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SOUSA , Rozilene Lopes de. | - |
dc.contributor.referee2 | EHRICH, Isaias de Oliveira. | - |
dc.description.resumo | Atualmente, diversos estudos anunciam uma crise no ensino de Língua Portuguesa, sobretudo nos níveis fundamental e médio. Significa dizer que os desafios impostos pela sociedade atual tem requerido um domínio mais efetivo da língua e da linguagem, enquanto possibilidade de desvelamento do mundo. Justifica-se, portanto, a necessidade de se delinear na formação linguística de professores, subsídios técnico-metodológicos com dimensão linguístico-social, capazes de favorecer o desenvolvimento cognoscitivo dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem da língua materna. Nesse sentido, a presente monografia, em linhas gerais objetiva analisar a qualidade da formação linguística dos professores de língua materna, tomando como eixo central a competência linguística, do ponto de vista teórico-metodológico, requerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, assumido nas práticas desses professores no cotidiano da sala de aula. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturados e questionários junto as quatro professoras (duas do 5° ano e duas do 6° ano) de Língua Portuguesa que ensinam na E.E.E.I.F. Santa Maria Gorete, da cidade de São Jose de Piranhas - PB, para melhor compreensão de problemas com o ensino das linguagens, códigos e suas tecnologias e, especificamente, com a Língua Portuguesa com vistas ao redimensionamento de tais praticas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras - Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.title | Análise linguística na sala de aula: o que revelam os discursos e as práticas. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008-11-19 | - |
dc.description.abstract | Currently, several studies herald a crisis in the teaching of Portuguese language, especially in basic and medium levels. Means that the challenges of current society have required a to unveil the world. It is therefore e need to delineate the linguistic training of teachers, allowances technical and methodological dimensional with linguistic, social, capable of teaching-learning process of mother tongue. In that sense, this monograph, in general aimed at analyzing the quality of lynchpin to linguistic competence, from a theoretical and methodological, requested by the National Curriculum Parameters, made in the practices of these teachers in the daily life of the classroom. As a tool for data collection were carried out semi-structured interviews and questionnaires with the four professors (two of 5 years and two years of 6) of the Portuguese language they teach in E.E.E.I.E.F. Santa Maria Gorete, the city of San Jose de Piranhas - PB, for better understanding of problems with the teaching of languages, codes and their technologies and, specifically, with the Portuguese language in order to resizing of such practices. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4924 | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-18T11:04:16Z | - |
dc.date.available | 2019-07-18 | - |
dc.date.available | 2019-07-18T11:04:16Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Professores- formação linguística | pt_BR |
dc.subject | Especialização | pt_BR |
dc.subject | Linguistics | pt_BR |
dc.subject | Teachers- language training | pt_BR |
dc.subject | Specialization | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIMA, Charlene Braz de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Linguistic analysis in the classroom: what the discourses and practices reveal. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIMA, Charlene Braz de. Análise linguística na sala de aula: o que revelam os discursos e as práticas. 2008. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CHARLENE BRAZ DE LIMA. TCC ESP. LÍNGUA PORTUGUESA 2008.pdf | Charlene Braz de Lima. TCC ESP. em Língua Portuguesa.2008. | 3.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.