Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4906
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SOUSA, M. R. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5540039753667039 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOUSA, José Wanderley Alves de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SOUSA, José Wanderley Alves de. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | WANDERLEY, Naelza de Araújo. | - |
dc.contributor.referee2 | EHRICH, Isaias de Oliveira. | - |
dc.description.resumo | A leitura é o meio mais importante para aquisição de saberes, é um instrumento básico para todo o sistema educativo. Entretanto a atividade pedagógica não pode se limitar a ensinar a ler é necessário que se leve o aluno a criar o hábito pela leitura. Mas o ato deve começar a ser estimulado desde cedo pela família, dando oportunidade para a criança manipular livros infantis e a partir dai familiarizar-se com sua forma e linguagem. Assim como os pais, a escola também tem o papel fundamental no estimulo a leitura, muitas vezes é através dela que acontece o primeiro contato com o livro, sendo indispensável tornar este momento o mais agradável possível para despertar a curiosidade de conhecer este mundo mágico. A motivação para a leitura pode ser um processo interno, um impulso pelo qual a pessoa e instigada a ação, mas pode também ser provocada por fatores externos como a sala de leitura, biblioteca, e de forma mais ousada transformar a escola, em um lugar onde o indivíduo possa experimentar, desenvolver e conferir suas habilidades de leitor, sendo capaz de atribuir significado ao que lê. O presente estudo volta-se na perspectiva de refletir sobre a adoção da literatura de cordel como gênero facilitador da leitura bem como, de possibilidade de alargamento dos horizontes pessoais, culturais e profissionais na perspectiva de contribuir para práticas inovadoras no trabalho da leitura nas escolas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras - Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.title | O cordel na sala de aula: Outra perspectiva de formação do leitor. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.description.abstract | Reading and the most important means for acquiring knowledge, and a basic instrument for the whole educational system. However, the pedagogical activity can not be limited to teaching to read and necessary that the student be led to create the habit by reading. But the act should begin to be stimulated early on by the family, giving the child an opportunity to manipulate children's books and hence familiarize themselves with their form and language. Like parents, school also plays a fundamental role in stimulating reading, often through the first contact with the book, and it is indispensable to make this moment as pleasant as possible to arouse the curiosity of knowing this magical world. Motivation for reading can be an internal process, an impulse by which the person is instigated by the action, but it can also be triggered by external factors such as the reading room, library, and more boldly transforming the school into a place where the individual can experience, develop and confer their reader skills, being able to attribute meaning to what they. The present study aims to reflect on the adoption of cordel literature as a genre that facilitates reading as well as the possibility of expanding personal, cultural and professional horizons in order to contribute to innovative practices in reading work in schools. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4906 | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-17T09:53:53Z | - |
dc.date.available | 2019-07-17 | - |
dc.date.available | 2019-07-17T09:53:53Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Literatura popular | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | String reading | pt_BR |
dc.subject | Popular literature | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.subject | Teaching of Portuguese language | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUSA, Maria Ribeiro de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The String in the Classroom: Another Perspective of reader training. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUSA,Maria Ribeiro de. O cordel na sala de aula: outra perspectiva de formação do leitor. 2008. 33f . Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA RIBEIRO DE SOUSA. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA 2008.pdf | Maria Ribeiro de Sousa. TCC ESP. em Língua Portuguesa.2008. | 1.87 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.