Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4900
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | CASTRO, Onireves Monteiro de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | CASTRO, O. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ANDRIOLA, Dimas. | - |
dc.contributor.referee2 | FEITOSA, Erlane Aguiar. | - |
dc.description.resumo | A função da escola e a formação plena do cidadão. Ela pretende tornar o sujeito capaz de fazer uso da linguagem falada e escrita para atender suas necessidades individuais e sociais. O objetivo primeiro do nosso trabalho e o de querer investigar os principais problemas de construção de textos vinculados as habilidades de leitura e escrita dos alunos de 3aserie do ensino fundamental da Escola Municipal Jose Batista de Sousa em Bernardino Batista. Ao longo da nossa pesquisa fomos notando que ha uma serie de discussões e sugestões em torno da importância de se desenvolverem praticas de leitura e escrita na sala de aula, como conseqüências minimizadoras da constatação de que alunos das series iniciais do Ensino Fundamental apresentam graves dificuldades tanto na decodificação e codificação como na compreensão e produção de textos. Martins (1994), Kato (2007), Calkins (1989), Cagliari (1989), dentre outros, sao algumas das referencias teóricas que usamos para corroborar as nossas considerações sobre a construção da escrita (e os níveis desta) pelos alunos. Esse conhecimento conduz o professor a repensar sua pratica pedagógica considerando as implicações dos estudos da linguagem no modo como as crianças (alunos) usam a fala, a escrita e a leitura. Concluímos que a ingerência política contribui para que essas dificuldades de aprendizagem se acumulem durante muitos anos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras - Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.title | O texto e sua construção: problemas em produções escolares de séries iniciais. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008-09 | - |
dc.description.abstract | The function of the school and the full formation of the citizen. It aims to make the subject capable of making use of spoken and written language to meet their individual and social needs. The first objective of our work is to investigate the main problems of text construction linked to the reading and writing skills of the elementary school students of the Municipal School Jose Batista de Sousa in Bernardino Batista. Throughout our research we have noticed that there is a series of discussions and suggestions about the importance of developing reading and writing practices in the classroom, as a minimizing consequence of the finding that students in the initial series of elementary school have serious difficulties both in decoding and coding as in the understanding and production of texts. Martins (1994), Kato (2007), Calkins (1989), Cagliari (1989), among others, are some of the theoretical references that we use to corroborate our considerations about writing construction (and levels) by students. This knowledge leads the teacher to rethink his / her pedagogical practice considering the implications of language studies on the way children (students) use speech, writing and reading. We conclude that political interference contributes to these learning difficulties accumulating over many years. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4900 | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-16T15:32:21Z | - |
dc.date.available | 2019-07-16 | - |
dc.date.available | 2019-07-16T15:32:21Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização-ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing | pt_BR |
dc.subject | Literacy-elementary education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ESTRELA, Orfélia Maria da Conceição. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The text and its construction: problems in initial series school productions. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ESTRELA, Orfélia Maria da Conceição. O texto e sua construção: problemas em produções escolares de séries iniciais. 2008. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ORFÉLIA MARIA DA CONCEIÇÃO ESTRELA. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA 2008.pdf | Orfélia Maria da Conceição Estrela. TCC ESP. em Língua Portuguesa. 2008. | 12.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.