Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4900
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CASTRO, Onireves Monteiro de.-
dc.contributor.advisor1IDCASTRO, O. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3485957168495828pt_BR
dc.contributor.referee1ANDRIOLA, Dimas.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Erlane Aguiar.-
dc.description.resumoA função da escola e a formação plena do cidadão. Ela pretende tornar o sujeito capaz de fazer uso da linguagem falada e escrita para atender suas necessidades individuais e sociais. O objetivo primeiro do nosso trabalho e o de querer investigar os principais problemas de construção de textos vinculados as habilidades de leitura e escrita dos alunos de 3aserie do ensino fundamental da Escola Municipal Jose Batista de Sousa em Bernardino Batista. Ao longo da nossa pesquisa fomos notando que ha uma serie de discussões e sugestões em torno da importância de se desenvolverem praticas de leitura e escrita na sala de aula, como conseqüências minimizadoras da constatação de que alunos das series iniciais do Ensino Fundamental apresentam graves dificuldades tanto na decodificação e codificação como na compreensão e produção de textos. Martins (1994), Kato (2007), Calkins (1989), Cagliari (1989), dentre outros, sao algumas das referencias teóricas que usamos para corroborar as nossas considerações sobre a construção da escrita (e os níveis desta) pelos alunos. Esse conhecimento conduz o professor a repensar sua pratica pedagógica considerando as implicações dos estudos da linguagem no modo como as crianças (alunos) usam a fala, a escrita e a leitura. Concluímos que a ingerência política contribui para que essas dificuldades de aprendizagem se acumulem durante muitos anos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleO texto e sua construção: problemas em produções escolares de séries iniciais.pt_BR
dc.date.issued2008-09-
dc.description.abstractThe function of the school and the full formation of the citizen. It aims to make the subject capable of making use of spoken and written language to meet their individual and social needs. The first objective of our work is to investigate the main problems of text construction linked to the reading and writing skills of the elementary school students of the Municipal School Jose Batista de Sousa in Bernardino Batista. Throughout our research we have noticed that there is a series of discussions and suggestions about the importance of developing reading and writing practices in the classroom, as a minimizing consequence of the finding that students in the initial series of elementary school have serious difficulties both in decoding and coding as in the understanding and production of texts. Martins (1994), Kato (2007), Calkins (1989), Cagliari (1989), among others, are some of the theoretical references that we use to corroborate our considerations about writing construction (and levels) by students. This knowledge leads the teacher to rethink his / her pedagogical practice considering the implications of language studies on the way children (students) use speech, writing and reading. We conclude that political interference contributes to these learning difficulties accumulating over many years.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4900-
dc.date.accessioned2019-07-16T15:32:21Z-
dc.date.available2019-07-16-
dc.date.available2019-07-16T15:32:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectAlfabetização-ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectLiteracy-elementary educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorESTRELA, Orfélia Maria da Conceição.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe text and its construction: problems in initial series school productions.pt_BR
dc.identifier.citationESTRELA, Orfélia Maria da Conceição. O texto e sua construção: problemas em produções escolares de séries iniciais. 2008. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ORFÉLIA MARIA DA CONCEIÇÃO ESTRELA. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA 2008.pdfOrfélia Maria da Conceição Estrela. TCC ESP. em Língua Portuguesa. 2008.12.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.