Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4882
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLINS, R. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0007720995984934pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Andrey Pereira de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, A. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9422139982124228pt_BR
dc.contributor.referee1WANDERTEY, Nailza de Araújo.-
dc.contributor.referee2QUEIROZ, Marcílio Garcia de.-
dc.description.resumoO trabalho com a poesia e a pintura vem, desde o início, apontando para uma linha comparativa no sentido de se traçar semelhanças e diferenças entre essas formas de artes, há muito consideradas irmãs, seja quanto ao aspecto formal, seja quanto ao conteúdo que e representado por essas artes. De acordo com Aguinaldo José Gonçalves, estudando Lessing, essas semelhanças constituem o que ele chamou de homologias estruturais, e apontam para um conjunto de elementos idênticos, encontrados em objetos artísticos poéticos ou pictóricos. Já Aristóteles, estudando a tragédia, em sua Poética, lançou as bases desse estudo, na medida em que passou a examinar aquelas artes do ponto de vista da elaboração de critérios de identidade e dessemelhanças em algumas passagens do seu livro. Embora antiga a temática, o estudo dessas artes se constitui ainda como algo novo, que tem ganhado espaço a cada dia nos campos acadêmicos. Ao se estudar, de modo comparativo, trabalhos de poesia e pintura, e possível ao pesquisador traçar padrões de semelhanças, ainda que a obra e o artista pertençam a realidades distintas, a exemplo dos trabalhos de Mario Quintana e de Joan Miro, que constituirão o corpus desta pesquisa. O resultado desse tipo de frequentação do objeto artístico e a abertura de um leque de possibilidades de leitura, que leva o leitor/observador a se aproximar cada vez mais, e mais intensamente, da arte em geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleA poesia de Quintana e a pintura de Miró: onde a letra e o traço se confundem.pt_BR
dc.date.issued2008-11-20-
dc.description.abstractThe work with poetry and painting starts pointing to a comparative line, to draw similarities and differences between these forms of arts, considered sisters for a long time. According to Aguinaldo Jose Goncalves, studying Lessing, these similarities are consisted of what he called structural homologies, and pointed out a number of similar elements, art objects found in poetic or pictorial. When Aristotle has already studied the tragedy in his Poetics laid the foundations of this study, therefore it began to examine those arts from the viewpoint of development of criteria for identity and dissimilarity in some passages of his book. Although the statement has been considered too ancient, the study of such arts is still working as a new speech, but it arouse interest on academic areas daily. While studying in comparative way, works of we make up possibilities that enable to the researcher to develop patterns of similarities, even though the work and artist, belong to different realities, the work of Mario Quintana and Joan Miro are often very like alike. The result of this type of "frequentation" directed to the artistic object, has led to a range of possibilities for reading, which takes the reader / observer to bring more and more intensively, art in general.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4882-
dc.date.accessioned2019-07-15T15:34:49Z-
dc.date.available2019-07-15-
dc.date.available2019-07-15T15:34:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectHomologias estruturaispt_BR
dc.subjectMirópt_BR
dc.subjectQuintanapt_BR
dc.subjectEspecializaçãopt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectStructural Homologiespt_BR
dc.subjectSpecializationpt_BR
dc.subjectPicturept_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLINS, Rogenia Maciel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe poetry of Quintana and the painting of Miró: Where the letter and the line are confused.pt_BR
dc.identifier.citationLINS, Rogenia Maciel. A poesia de quintana e a pintura de Miró: onde a letra e o traço se confundem. 2008. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2008.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROGENIA MACIEL LINS. TCC ESP. EM ESTUDOS LITERÁRIOS. 2008.pdfRogenia Maciel Lins. TCC. ESP. em Estudos Literários. 2008.18.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.