Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4866
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, José Amiraldo Alves da.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5948365562113510pt_BR
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo analisar o uso dos recursos tecnológicos em salas de aula, na disciplina de História, em escolas publicas municipais de Cajazeiras-PB. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, em duas escolas que foram selecionadas aleatoriamente. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas e de observações das aulas de Historia de quatro professoras que permitiram analisar o uso dos recursos tecnológicos Tv e vídeo nas aulas de História. Verificou-se que a maioria das professoras possui uma noção do que seja trabalhar com os recursos tecnológicos, embora não tenham tido nenhuma formação tecnológica para utilizá-los, seja na graduação ou proporcionada pelos governantes (municipal, estadual). As professoras procuram fazer uso desses recursos, para dinamizar as aulas e despertar o interesse dos alunos pela aquisição do conhecimento. Destaca-se também algumas dificuldades que se tem nas escolas para trabalhar com os recursos, desde a inexistência de uma sala adequada e dos próprios recursos, até o planejamento do horário escolar. Conclui-se que algumas professoras, quando ministram suas aulas com os recursos tecnológicos, ignoram as varias possibilidades que o uso didático do vídeo oferece, alem dos recursos técnicos que esse meio dispõe, como a pausa, que possibilita a discussão do conteúdo, retrocesso e o avanço, usados com a finalidade de enriquecer e ilustrar as suas informações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleRecursos tecnológicos nas aulas de história do ensino fundamental em Cajazeiras.pt_BR
dc.date.issued2005-
dc.description.abstractThe study had as objective analyzes the use of the technological resources in class rooms in the discipline of History in the municipal public schools of Cajazeiras. For such, a qualitative research was accomplished, with two schools that aleatoriamente was selected. The data were collected starting from semi-structured interviews and observations of the classes of four teachers' History that allowed to analyze the use of the resources technological Tv and video in the classes of History. It was verified that most of the teachers possess a notion of the one that is work with the technological resources, although the teachers have not had any technological formation to use them, be in the graduation or proportionate for the rulers (municipal, state). The teachers try to do use of those resources for dinamizar the classes and awakening the students' interest in get into know ledge. They show up difficulties that it is had at the schools for working with the resources, from the inexistence of an appropriate room and of the own resources, until the planning of the school schedule. It is ended that some teachers when they supply your classes with the technological resources they ignore the several possibilities that the didactic use of the video offers, besides the technical resources that, pause that enable discuss the themes, and used with the purpose of to enrich and to illustrate your review fast for word.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4866-
dc.date.accessioned2019-07-12T19:49:54Z-
dc.date.available2019-07-12-
dc.date.available2019-07-12T19:49:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuais - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectTeaching Practicept_BR
dc.subjectEducational Technologypt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectAudiovisual Resources - Basic Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFIGUEIREDO, Maria de Fátima Lins.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTechnological resources in elementary school history classes in Cajazeiras.pt_BR
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Maria de Fatima Lins. Recursos tecnológicos da história do ensino fundamental de Cajazeiras. 2005. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teoria e Metodologia do Ensino de História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Teoria e Metodologia do Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE FÁTIMA LINS FIGUEIREDO. TCC. ESP. EM TEORIA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA. 2005.pdfMaria de Fátima Lins Figueiredo. TCC. ESP. em Teoria e Metodologia do Ensino de História. 2005.7.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.