Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42710
Title: | Andanças, alguns fuxicos e uma oferenda: saberes nas educações escolares quilombolas do Tocantins. |
Other Titles: | Wanderings, some gossip and an offering: knowledge in quilombola school education in Tocantins. |
???metadata.dc.creator???: | SANTANA, Lindiane de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LUCINI, Marizete. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | DAIS, Alfrancio Ferreira. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | PAVAN, Ruth. |
Keywords: | Educação escolar quilombola;Saberes tradicionais;Tese - Universidade Federal de Sergipe;Universidade Federal de Sergipe - Tese;Tocantins - educação quilombola;Quilombolas;Prática de ensino;Usos e costumes - quilombolas;Saberes quilombolas;Filosofias comunitárias ancestrais;Contracolonialidade;Decolonialidade;Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola;Escolas quilombolas - Tocantins;Escrevivências - Conceição Evaristo - metodologia;Escola Quilombola Tia Zefinha - Tocantins;Mulheres quilombolas;Mulheres negras;Tese - Universidade Federal de Sergipe;Universidade Federal de Sergipe - Tese;Quilombola School Education;Traditional Knowledge;Thesis - Federal University of Sergipe;Federal University of Sergipe - Thesis;Tocantins - Quilombola Education;Teaching Practice;Uses and Customs - Quilombolas;Quilombola Knowledge;Ancestral Community Philosophies;Countercoloniality;Decoloniality;National Curricular Guidelines for Quilombola School Education;Quilombola Schools - Tocantins;Escrevivências - Conceição Evaristo - Methodology;Tia Zefinha Quilombola School - Tocantins;Quilombola Women;Black Women;Thesis - Federal University of Sergipe;Federal University of Sergipe - Thesis |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Sergipe |
Citation: | SANTANA, Lindiane de. Andanças, alguns fuxicos e uma oferenda: saberes nas educações escolares quilombolas do Tocantins. 2024. 157f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão - SE - Brasil, 2024. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42710 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Andanças são os caminhos percorridos ao encontro com as escolas quilombolas do estado do Tocantins na busca por conhecer e reconhecer saberes quilombolas presentes nas experivivências das andanças e da leitura. Os fuxicos são saberes quilombolas sentipensados nestas andanças. Uma oferenda é um pouco de nós neste processo, que posso deixar no mundo enquanto confluo. Diante das andanças, me questiono: como os saberes quilombolas das três comunidades visitadas se apresentaram? A experivivência (Braga, 2022) nos permite utilizar a experiência vivenciada em campo, como materiais sonoros, visuais, do paladar, do tocar e olfativos, para compreender o submergir destes saberes. Nesta forma de fazer pesquisa nenhum sentido é desprezado, por isto me assumo como um ser sentipensante (Fals Borda, 2009). Portanto, o objetivo desta tese é compreender como os saberes quilombolas estarão ou não presentes em nossas experivivências nas escolas quilombolas do Tocantins, a partir de saberes referenciados pelas filosofias comunitárias ancestrais. Desta forma, refletimos sobre a vivência do campo experiencial com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (Brasil, 2012) e as Diretrizes Operacionais Nacionais para a garantia da qualidade na Educação Escolar Quilombola (Brasil, 2020), guiadas pela lupa de filosofias comunitárias ancestrais, que dão suporte para uma postura contracolonial (Bispo dos Santos, 2023) de vidas. Para a escrita e a análise das experivivências, utilizamos as escrevivências (Evaristo, 2016). Desta forma, a escrita é intercalada com minha história de vida pessoal e familiar, que me permitiu construir os sentidos para este texto. As andanças são relatadas através de cartas para alguém que foi e é referência ancestral naquela comunidade pesquisada. Ao final, rompemos com a soberania do olhar na pesquisa para dar lugar a outros sentidos, sentipensando saberes quilombolas em forma de cruzo com saberes que frutificam na labuta de confrontar o assombro colonial com políticas de vida: saberes dos silêncios, saberes das oralidades, da escrita e da palavra, saber escorrer-se feito água, debochando do inimigo, saberes do território-natureza e os saberes do alimento enquanto força vital. |
Abstract: | Wanderings are the paths taken by quilombola schools in the state of Tocantins in their quest to learn about and recognize quilombola knowledge present in the experiences of wanderings and reading. Fuxicos are quilombola knowledge felt and thought of on these journeys. An offering is a bit of us in this process, which I can leave in the world while I converge. In view of these wanderings, I ask myself: how did the quilombola knowledge of the three communities visited was presented? <Experiencing and living= – originally <Experivivência= (Braga, 2022) – allows us to use our experiences in the field, such as sound, visual, taste, touch and smell resources, to understand the submergence of this knowledge. In this way of doing research, no sense is overlooked, which is why I take myself to be a <sensing and thinking= – originally <sentipensante= – being (Fals Borda, 2009). Therefore, the aim of this thesis is to understand how quilombola knowledge will or will not be present in our experiences in quilombola schools in the state of Tocantins in Brazil, based on knowledge referenced by ancestral community philosophies. In this way, we will reflect on the experience of the experiential field with the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education (Brazil, 2012) and the National Operational Guidelines for Ensuring Quality in Quilombola School Education (Brazil, 2020), guided by the magnifying lenses of ancestral community philosophies, which support a countercolonial approach (Bispo dos Santos, 2023) of lives. For the writing and analysis of the experiences, we used <experience writings= – originally <escrevivências= (Evaristo, 2016). In this way, the writing is interspersed with my personal and family life story, which allowed me to construct the meanings for this text. The wanderings are told through letters to someone who was and is an ancestral reference in the community being researched. In the end, we broke with the sovereignty of the gaze in the research, giving way to other meanings, feeling and thinking quilombola knowledge intertwined with knowledge that flourishes in the struggle to confront colonial astonishment with life policies: knowledge of silences, knowledge of speech, writing and words, knowledge that flows like water, mocking the enemy, knowledge of territory-nature and knowledge of food as a life force. |
Keywords: | Educação escolar quilombola Saberes tradicionais Tese - Universidade Federal de Sergipe Universidade Federal de Sergipe - Tese Tocantins - educação quilombola Quilombolas Prática de ensino Usos e costumes - quilombolas Saberes quilombolas Filosofias comunitárias ancestrais Contracolonialidade Decolonialidade Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola Escolas quilombolas - Tocantins Escrevivências - Conceição Evaristo - metodologia Escola Quilombola Tia Zefinha - Tocantins Mulheres quilombolas Mulheres negras Tese - Universidade Federal de Sergipe Universidade Federal de Sergipe - Tese Quilombola School Education Traditional Knowledge Thesis - Federal University of Sergipe Federal University of Sergipe - Thesis Tocantins - Quilombola Education Teaching Practice Uses and Customs - Quilombolas Quilombola Knowledge Ancestral Community Philosophies Countercoloniality Decoloniality National Curricular Guidelines for Quilombola School Education Quilombola Schools - Tocantins Escrevivências - Conceição Evaristo - Methodology Tia Zefinha Quilombola School - Tocantins Quilombola Women Black Women Thesis - Federal University of Sergipe Federal University of Sergipe - Thesis |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42710 |
Appears in Collections: | 3 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LINDIANE DE SANTANA - TESE NORDESTE UFSE 3 PPG EDUCAÇÃO 2024.pdf | Lindiane de Santana. - Tese Nordeste UFSE 3 PPG Educação 2024. | 3.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.