Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTANA, L.pt_BR
dc.contributor.advisor1LUCINI, Marizete.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1532-8968pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7998559848634694pt_BR
dc.contributor.referee1DAIS, Alfrancio Ferreira.-
dc.contributor.referee1IDDAIS, A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1729817235900990pt_BR
dc.contributor.referee2PAVAN, Ruth.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8979-1125pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8227786473173731pt_BR
dc.description.resumoAndanças são os caminhos percorridos ao encontro com as escolas quilombolas do estado do Tocantins na busca por conhecer e reconhecer saberes quilombolas presentes nas experivivências das andanças e da leitura. Os fuxicos são saberes quilombolas sentipensados nestas andanças. Uma oferenda é um pouco de nós neste processo, que posso deixar no mundo enquanto confluo. Diante das andanças, me questiono: como os saberes quilombolas das três comunidades visitadas se apresentaram? A experivivência (Braga, 2022) nos permite utilizar a experiência vivenciada em campo, como materiais sonoros, visuais, do paladar, do tocar e olfativos, para compreender o submergir destes saberes. Nesta forma de fazer pesquisa nenhum sentido é desprezado, por isto me assumo como um ser sentipensante (Fals Borda, 2009). Portanto, o objetivo desta tese é compreender como os saberes quilombolas estarão ou não presentes em nossas experivivências nas escolas quilombolas do Tocantins, a partir de saberes referenciados pelas filosofias comunitárias ancestrais. Desta forma, refletimos sobre a vivência do campo experiencial com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (Brasil, 2012) e as Diretrizes Operacionais Nacionais para a garantia da qualidade na Educação Escolar Quilombola (Brasil, 2020), guiadas pela lupa de filosofias comunitárias ancestrais, que dão suporte para uma postura contracolonial (Bispo dos Santos, 2023) de vidas. Para a escrita e a análise das experivivências, utilizamos as escrevivências (Evaristo, 2016). Desta forma, a escrita é intercalada com minha história de vida pessoal e familiar, que me permitiu construir os sentidos para este texto. As andanças são relatadas através de cartas para alguém que foi e é referência ancestral naquela comunidade pesquisada. Ao final, rompemos com a soberania do olhar na pesquisa para dar lugar a outros sentidos, sentipensando saberes quilombolas em forma de cruzo com saberes que frutificam na labuta de confrontar o assombro colonial com políticas de vida: saberes dos silêncios, saberes das oralidades, da escrita e da palavra, saber escorrer-se feito água, debochando do inimigo, saberes do território-natureza e os saberes do alimento enquanto força vital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSEpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAndanças, alguns fuxicos e uma oferenda: saberes nas educações escolares quilombolas do Tocantins.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractWanderings are the paths taken by quilombola schools in the state of Tocantins in their quest to learn about and recognize quilombola knowledge present in the experiences of wanderings and reading. Fuxicos are quilombola knowledge felt and thought of on these journeys. An offering is a bit of us in this process, which I can leave in the world while I converge. In view of these wanderings, I ask myself: how did the quilombola knowledge of the three communities visited was presented? <Experiencing and living= – originally <Experivivência= (Braga, 2022) – allows us to use our experiences in the field, such as sound, visual, taste, touch and smell resources, to understand the submergence of this knowledge. In this way of doing research, no sense is overlooked, which is why I take myself to be a <sensing and thinking= – originally <sentipensante= – being (Fals Borda, 2009). Therefore, the aim of this thesis is to understand how quilombola knowledge will or will not be present in our experiences in quilombola schools in the state of Tocantins in Brazil, based on knowledge referenced by ancestral community philosophies. In this way, we will reflect on the experience of the experiential field with the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education (Brazil, 2012) and the National Operational Guidelines for Ensuring Quality in Quilombola School Education (Brazil, 2020), guided by the magnifying lenses of ancestral community philosophies, which support a countercolonial approach (Bispo dos Santos, 2023) of lives. For the writing and analysis of the experiences, we used <experience writings= – originally <escrevivências= (Evaristo, 2016). In this way, the writing is interspersed with my personal and family life story, which allowed me to construct the meanings for this text. The wanderings are told through letters to someone who was and is an ancestral reference in the community being researched. In the end, we broke with the sovereignty of the gaze in the research, giving way to other meanings, feeling and thinking quilombola knowledge intertwined with knowledge that flourishes in the struggle to confront colonial astonishment with life policies: knowledge of silences, knowledge of speech, writing and words, knowledge that flows like water, mocking the enemy, knowledge of territory-nature and knowledge of food as a life force.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42710-
dc.date.accessioned2025-08-08T22:55:40Z-
dc.date.available2025-08-08-
dc.date.available2025-08-08T22:55:40Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectSaberes tradicionaispt_BR
dc.subjectTese - Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe - Tesept_BR
dc.subjectTocantins - educação quilombolapt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectUsos e costumes - quilombolaspt_BR
dc.subjectSaberes quilombolaspt_BR
dc.subjectFilosofias comunitárias ancestraispt_BR
dc.subjectContracolonialidadept_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombolapt_BR
dc.subjectEscolas quilombolas - Tocantinspt_BR
dc.subjectEscrevivências - Conceição Evaristo - metodologiapt_BR
dc.subjectEscola Quilombola Tia Zefinha - Tocantinspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectTese - Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe - Tesept_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectTraditional Knowledgept_BR
dc.subjectThesis - Federal University of Sergipept_BR
dc.subjectFederal University of Sergipe - Thesispt_BR
dc.subjectTocantins - Quilombola Educationpt_BR
dc.subjectTeaching Practicept_BR
dc.subjectUses and Customs - Quilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombola Knowledgept_BR
dc.subjectAncestral Community Philosophiespt_BR
dc.subjectCountercolonialitypt_BR
dc.subjectDecolonialitypt_BR
dc.subjectNational Curricular Guidelines for Quilombola School Educationpt_BR
dc.subjectQuilombola Schools - Tocantinspt_BR
dc.subjectEscrevivências - Conceição Evaristo - Methodologypt_BR
dc.subjectTia Zefinha Quilombola School - Tocantinspt_BR
dc.subjectQuilombola Womenpt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectThesis - Federal University of Sergipept_BR
dc.subjectFederal University of Sergipe - Thesispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTANA, Lindiane de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWanderings, some gossip and an offering: knowledge in quilombola school education in Tocantins.pt_BR
dc.identifier.citationSANTANA, Lindiane de. Andanças, alguns fuxicos e uma oferenda: saberes nas educações escolares quilombolas do Tocantins. 2024. 157f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão - SE - Brasil, 2024. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42710pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Teses Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LINDIANE DE SANTANA - TESE NORDESTE UFSE 3 PPG EDUCAÇÃO 2024.pdfLindiane de Santana. - Tese Nordeste UFSE 3 PPG Educação 2024.3.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.