Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42673
Title: Recursos tecnológicos associados ao ensino de geografia: uma análise dos anais da EREPEG 2018-2023.
Other Titles: Technological resources associated with geography teaching: an analysis of the EREPEG 2018-2023 proceedings.
???metadata.dc.creator???: SARMENTO, Maria Fernanda.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Raimunda Aurília Ferreira de.
Keywords: Ensino de geografia - recursos tecnológicos;Encontro Regional de Prática de Ensino em Geografia - EREPEG - 2018-2023;Educação - tecnologia da informação e comunicação;Currículo;Formação docente;Teaching geography - technological resources;Regional Meeting on Teaching Practice in Geography - EREPEG - 2018-2023;Education - information and communication technology
Issue Date: 24-Apr-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SARMENTO, Maria Fernanda. Recursos tecnológicos associados ao ensino de geografia: uma análise dos anais da EREPEG 2018-2023. 2025. 59f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo compreender como os recursos tecnológicos para o ensino- aprendizagem de Geografia são abordados nos trabalhos do Encontro Regional de Prática de Ensino em Geografia (EREPEG), entre os anos de 2018 e 2023. A pesquisa aborda, inicialmente, uma reflexão sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação brasileira, com foco nas práticas pedagógicas no ensino de Geografia. A partir de uma revisão bibliográfica e da análise dos anais do EREPEG 2018, 2020 e 2023, foi realizado um levantamento do estado do conhecimento sobre o tema, com base na metodologia da análise de conteúdo. A investigação identificou categorias de análise como o contexto e origem de produção dos trabalhos, tecnologias mais utilizadas e o público ao qual se direcionava, que revelam tanto as contribuições quanto às limitações do uso das TICs em sala de aula. Os resultados indicam que, embora os recursos tecnológicos ofereçam novas possibilidades didáticas, ainda há uma lacuna significativa entre a teoria e a prática, evidenciando a necessidade de maior formação docente e integração efetiva das tecnologias ao currículo escolar. Conclui-se que o fortalecimento do uso pedagógico das TICs no ensino de Geografia depende da superação de barreiras estruturais e da valorização da prática docente crítica e reflexiva.
Abstract: This study aims to understand how technological resources for teaching and learning Geography are addressed in the papers presented at the Regional Meeting on Geography Teaching Practice (EREPEG) between the years 2018 and 2023.. The research begins with a reflection on the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in Brazilian education, with a focus on pedagogical practices in Geography teaching. Through a literature review and an analysis of the proceedings from the EREPEG events held in 2018, 2020, and 2023, a survey of the state of knowledge on the topic was carried out using content analysis methodology. The investigation identified categories such as the context and origin of the studies, the most frequently used technologies, and the target audience, which reveal both the contributions and the limitations of using ICTs in the classroom. The results indicate that, although technological resources provide new didactic possibilities, there remains a significant gap between theory and practice, highlighting the need for improved teacher training and the effective integration of technology into the school curriculum. The study concludes that strengthening the pedagogical use of ICTs in Geography teaching depends on overcoming structural challenges and promoting a critical and reflective teaching practice.
Keywords: Ensino de geografia - recursos tecnológicos
Encontro Regional de Prática de Ensino em Geografia - EREPEG - 2018-2023
Educação - tecnologia da informação e comunicação
Currículo
Formação docente
Teaching geography - technological resources
Regional Meeting on Teaching Practice in Geography - EREPEG - 2018-2023
Education - information and communication technology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42673
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA FERNANDA SARMENTO. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2025.pdfMaria Fernanda Sarmento. Monografia Geografia. CFP 2025.878.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.