Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42663
Title: A influência do imaginário social sobre o nordeste: uma reflexão sobre os limites do livro didático de geografia do 7° ano e o contexto atual do nordeste.
Other Titles: The influence of the social imaginary on the northeast: a reflection on the limits of the 7th grade geography textbook and the current context of the northeast.
???metadata.dc.creator???: ROLIM, Luan Victor Ramalho
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Raimunda Aurilia Ferreira de
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BISPO, Carlos de Oliveira
Keywords: Geografia regional;Ensino de geografia - região nordeste;Livro didático de geografia;Geografia - ensino fundamental - Cajazeiras - Município - Paraíba;Regional geography;Geography teaching - Northeast region;Geography textbook;Geography - elementary school - Cajazeiras - Municipality - Paraíba
Issue Date: 30-Apr-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROLIM, Luan Victor Ramalho. A influência do imaginário social sobre o nordeste: uma reflexão sobre os limites do livro didático de geografia do 7° ano e o contexto atual do nordeste. 2025. 57f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025.
???metadata.dc.description.resumo???: Os primeiros conhecimentos sobre o mundo e suas diversidades iniciam na escola. Desse modo, é também muito importante que os alunos conheçam bem sobre a região na qual residem. Sendo assim, o ensino das Regiões brasileiras em Geografia no ensino fundamental anos finais é de grande importância para a formação dos alunos, de forma que ajuda na construção crítica, social, econômica, política e cultural sobre as regiões. Para tanto objetivou-se, mediante esse trabalho, analisar o livro didático de Geografia do 7º ano do ensino fundamental da cidade de Cajazeiras-PB, com enfoque para conteúdos sobre a Região Nordeste. Os livros didáticos de Geografia analisados foram, Geografia: espaço e interação dos autores Marcelo Morais, Denise Pinesso e Angela Rama, editora FTD, ano de edição 2022 e o livro Expedições Geográficas dos autores Melhem Adas e Sergio Adas, editora MODERNA com o ano de edição 2022. A escolha dos livros didáticos se deu por serem utilizados em ambas escolas onde ocorreram os estágios supervisionados durante a formação. Primeiramente, foi executado um levantamento bibliográfico e, logo em seguida, foi realizada uma pesquisa com foco em notícias divulgadas por portais de notícias, com o objetivo de coletar dados que serviram tanto como base para a discussão da problemática apresentada, como também ferramenta de ensino e aprendizado para o professor trabalhar uma região mais próxima e presente no cotidiano dos alunos. A análise do livro didático foi efetuada com foco na Região Nordeste, onde foi utilizada uma tabela de avaliação para os dados coletados. Os resultados obtidos na pesquisa, tais como análise da quantidade de páginas e mapas, dados atualizados, atividades individuais e em grupos, entre demais critérios, foram apresentados e discutidos, levando em consideração a abordagem da temática na literatura. Os dois livros didáticos de Geografia analisados estão aptos para serem utilizados como um recurso de ensino e aprendizagem. Conclui-se que o livro didático ainda que possa ser utilizado como recurso, necessita de um olhar mais analítico no processo seletivo para o livro didático de Geografia, sendo que a falta de conteúdos mais detalhados influencia no imaginário social.
Abstract: The first knowledge about the world and its diversities begins at school. Thus, it is also very important that students know well about the region in which they live. Therefore, the teaching of the Brazilian Regions in Geography in elementary school final years is of great importance for the formation of students, in a way that helps in the critical, social, economic, political and cultural construction of the regions. To this end, the objective of this work was to analyze the Geography textbook of the 7th grade of elementary school in the city of Cajazeiras-PB, focusing on contents about the Northeast Region. The Geography textbooks analyzed were, Geography: space and interaction by authors Marcelo Morais, Denise Pinesso and Angela Rama, publisher FTD, edition year 2022 and the book Geographical Expeditions by authors Melhem Adas and Sergio Adas, publisher MODERNA with the edition year 2022. The choice of textbooks was due to the fact that they were used in both schools where the supervised internships took place during the training. First, a bibliographic survey was carried out and, soon after, a research was carried out focusing on news disseminated by news portals, with the objective of collecting data that served both as a basis for the discussion of the problem presented, as well as a teaching and learning tool for the teacher to work in a region closer and more present in the daily lives of students. The analysis of the textbook was carried out with a focus on the Northeast Region, where an evaluation table was used for the data collected. The results obtained in the research, such as analysis of the number of pages and maps, updated data, individual and group activities, among other criteria, were presented and discussed, taking into account the approach to the theme in the literature. The two Geography textbooks analyzed are able to be used as a teaching and learning resource. It is concluded that the textbook, although it can be used as a resource, needs a more analytical look at the selection process for the Geography textbook, and the lack of more detailed content influences the social imaginary.
Keywords: Geografia regional
Ensino de geografia - região nordeste
Livro didático de geografia
Geografia - ensino fundamental - Cajazeiras - Município - Paraíba
Regional geography
Geography teaching - Northeast region
Geography textbook
Geography - elementary school - Cajazeiras - Municipality - Paraíba
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42663
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUAN VICTOR RAMALHO ROLIM. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2025.pdfLuan Victor Ramalho Rolim. Monografia Geografia. CFP 20251.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.