Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42658
Title: A luta pela terra e o projeto de educação no MST : construindo uma nova hegemonia.
Other Titles: The struggle for land and the educational project in the MST: building a new hegemony.
???metadata.dc.creator???: GABRIEL, Marcos Naadison.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MEDEIROS, Carlos Augusto de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Luciana Leandro da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Luciana Aparecida Aliaga Ázara de.
Keywords: Educação no campo;Assentamentos rurais;Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra;Direito à educação;Education in/of the countryside;Rural settlements;Landless Workers' Movement;Right to education;Educação do Campo
Issue Date: 27-Jun-2025
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GABRIEL, Marcos Naadison. A luta pela terra e o projeto de educação no MST : construindo uma nova hegemonia. 2025. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), Linha 1: História, Política e Gestão Educacionais, tem como objeto de estudo o direito à educação em assentamento do MST. Possui por problema de pesquisa: como se relacionam o projeto de educação e a luta pela terra no MST? O objetivo central dessa investigação foi analisar relações entre o projeto de educação e a luta pela terra no MST. Para tanto, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: compreender as origens da luta pela terra e a formação dos movimentos sociais do campo; identificar o histórico da educação no processo de formação do MST; analisar o projeto de educação do MST; conceituar o direito à educação e a educação do campo; e analisar o papel do MST luta pela garantia do direito à educação. A pesquisa fundamentou-se no materialismo histórico e dialético, adotando as categorias metodológicas totalidade, mediação e contextualização; como categorias de conteúdo foram escolhidos a questão agrária, o direito à educação e a educação do campo. Além disso, contou também, com as categorias de estudo gramscianas com foco em Ideologia, Hegemonia e Partido. Tratou-se de pesquisa bibliográfica e documental, a partir de levantamento bibliográfico sistemático da produção acadêmica acerca do tema e da análise de documentos obtidos pelo site do MST e pelo Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira, onde possibilitaram compreender os desafios das comunidades de assentamento rurais em garantir o direito à educação. Além disso, procedeu-se ao levantamento documental pertinente. Como principal resultado, identificou-se um projeto de educação do MST imbricado à luta pela terra, no qual a garantia pelo direito à educação nos assentamentos é parte essencial de um projeto de transformação social voltado ao engendramento de uma nova hegemonia; além desse, constataram-se que a luta por escola pública está presente desde a origem do MST, levando os trabalhadores sem-terra a exigir do Estado a construção e o reconhecimento legal das escolas nos assentamentos recém conquistados. Além disso, a pesquisa contribui para estabelecer a inextrincável relação do projeto de educação do MST com a luta pela terra, tendo como exemplo a experiência do assentamento em Remígio/PB, que demonstra ser possível, mesmo diante de adversidades, garantir o direito à educação e, além disso, construir propostas educativas comprometidas com o campo e com os sujeitos que dele fazem parte.
Abstract: This dissertation, linked to the Graduate Program in Education at the Federal University of Campina Grande (PPGEd/UFCG), Line 1: History, Policy, and Educational Management, studies the right to education in MST settlements. Its research question is: how do the education project and the struggle for land in the MST relate? The central objective of this research was to analyze the relationships between the education project and the struggle for land in the MST. To this end, the following specific objectives were established: to understand the origins of the struggle for land and the formation of rural social movements; to identify the history of education in the MST's formative process; to analyze the MST's education project; to conceptualize the right to education and rural education; and to analyze the role of the MST in the fight to guarantee the right to education. The research was based on historical and dialectical materialism, adopting the methodological categories of totality, mediation, and contextualization. The agrarian question, the right to education, and rural education were chosen as content categories. Furthermore, it also included Gramscian study categories focusing on Ideology, Hegemony, and Party. This bibliographic and documentary research involved a systematic bibliographic survey of academic literature on the topic and the analysis of documents obtained from the MST website and the Elizabeth and João Pedro Teixeira Training Center. This enabled an understanding of the challenges faced by rural settlement communities in guaranteeing the right to education. Furthermore, a relevant documentary survey was conducted. The main result identified an MST education project intertwined with the struggle for land, in which guaranteeing the right to education in settlements is an essential part of a social transformation project aimed at engendering a new hegemony. Furthermore, it was found that the struggle for public schools has been present since the MST's inception, leading landless workers to demand that the state build and legally recognize schools in newly conquered settlements. Furthermore, the research contributes to establishing the inextricable relationship between the MST's education project and the struggle for land, taking as an example the experience of the settlement in Remígio/PB, which demonstrates that it is possible, even in the face of adversity, to guarantee the right to education and, furthermore, to construct educational proposals committed to the countryside and the individuals who are part of it.
Keywords: Educação no campo
Assentamentos rurais
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Direito à educação
Education in/of the countryside
Rural settlements
Landless Workers' Movement
Right to education
Educação do Campo
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42658
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCOS NAADISON GABRIEL - DISSERTAÇÃO- (PPGE) 2025.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.