Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42641
Title: A importância dos símbolos culturais na paisagem do município de Aurora/CE: uma análise a partir do ensino de geografia.
Other Titles: The importance of cultural symbols in the landscape of the municipality of Aurora/CE: an analysis based on geography teaching.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Cícero Anderson Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Raimunda Aurília Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
Keywords: Aurora - Município - Ceará - características geográficas;Símbolo culturais;Geografia cultural;Paisagem e lugar;Ensino e geografia - aspectos culturais;Aurora - Municipality - Ceará - geographical characteristics;Cultural symbol;Cultural geography;Landscape and place;Teaching and geography - cultural aspects
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Cícero Anderson Fernandes dos. A importância dos símbolos culturais na paisagem do município de Aurora/CE: uma análise a partir do ensino de geografia. 2025. 56f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2025.
???metadata.dc.description.resumo???: A Geografia, enquanto disciplina, investiga as relações entre os seres humanos e o espaço em que habitam, tratando-se de muito mais do que a mera descrição de lugares. O homem, ao longo do tempo, modificou a paisagem, criando formas de se expressar e demonstrar sua singularidade, dando origem à cultura. Dessa maneira, foram criados os símbolos culturais, formas que vão além do visível, mas estão enraizadas nas sociedades. Diante disso, o ensino de Geografia deve ser combinado a aspectos culturais e sociais para ser verdadeiramente significativo. Ao incorporar aspectos culturais da experiência dos estudantes e as dinâmicas sociais que compõem o espaço, o ensino é internalizado de maneira mais crítica e relevante. Essa pesquisa tem como objetivo analisar a importância dos símbolos culturais na paisagem do município de Aurora/CE, destacando como esses elementos refletem e moldam a identidade local, avaliando o papel do ensino de geografia na compreensão e valorização desses símbolos pelos alunos. Para tanto, a presente pesquisa apresenta duas dimensões metodológicas, uma qualitativa e uma outra quantitativa, de caráter amostral, onde em um primeiro momento foi feita uma discussão de obras literárias sobre o tema, e em seguida uma pesquisa em alguns dos principais locais da região, na qual foram visitadas 4 áreas distintas, em que buscou entender qual sua importância em relação ao que foi estudado. Foram realizados questionários semiestruturados direcionados aos alunos que participaram da pesquisa. Os resultados revelaram de que forma as abordagens do ensino de Geografia contribuem para a ressignificação e valorização dos símbolos culturais presentes na paisagem.
Abstract: Geography, as a discipline, investigates the relationships between humans and the space they inhabit, being much more than just a mere description of places. Over time, humans have modified the landscape, creating ways to express themselves and demonstrate their uniqueness, giving rise to culture. In this way, cultural symbols were created, forms that go beyond the visible but are deeply rooted in societies. Therefore, the teaching of Geography must be combined with cultural and social aspects to be truly meaningful. By incorporating cultural aspects of students' experiences and the social dynamics that make up the space, the teaching is internalized in a more critical and relevant way. This research aims to analyze the importance of cultural symbols in the landscape of the municipality of Aurora/CE, highlighting how these elements reflect and shape local identity, while evaluating the role of Geography teaching in understanding and valuing these symbols by students. To do so, the present research presents two methodological dimensions: one qualitative and another quantitative, with a sampling approach. In the first phase, a discussion of literary works on the subject was conducted, followed by a field research in some of the main locations in the region, where 4 distinct areas were visited to understand their importance in relation to what was studied. Semi-structured questionnaires were administered to the students who participated in the research. The results revealed how the approaches to Geography teaching contribute to the re-signification and appreciation of the cultural symbols present in the landscape.
Keywords: Aurora - Município - Ceará - características geográficas
Símbolo culturais
Geografia cultural
Paisagem e lugar
Ensino e geografia - aspectos culturais
Aurora - Municipality - Ceará - geographical characteristics
Cultural symbol
Cultural geography
Landscape and place
Teaching and geography - cultural aspects
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42641
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍCERO ANDERSON FERNANDES DOS SANTOS. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2025.pdfCícero Anderson Fernandes dos Santos. Monografia Geografia. CFP 2025.1.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.