Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42616
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, D. C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0226835886726050pt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, Raimunda Nonata da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7754-8128pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5162649800057919pt_BR
dc.contributor.referee1SARAIVA, Gisele Reis Correa.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1273-8649pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9871898494991217pt_BR
dc.contributor.referee2MARTINS, Marilda da Conceição.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1783-8072pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8494018598780342pt_BR
dc.contributor.referee3MORAES, Lélia Cristina Silveira de.-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7330-553Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa as contribuições do Grupo de Pesquisa Narrativas em Inovação, Design e Antropologia (NIDA) do curso de Design da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na criação de representações visuais de mulheres negras brasileiras. Mapeia as representações visuais de mulheres negras nas produções do NIDA e identifica as referências utilizadas na criação de representações visuais, problematizando como o uso dessas representações visuais se relacionam com os estereótipos racistas e sexistas sobre mulheres negras que são amplamente propagados na sociedade. Discute os lugares em que as questões raciais e de gênero atravessam a formação dos designers, sobretudo, as representações visuais dos modos de vida e da mulher afrodescendente. Para isso, este estudo faz uso da abordagem qualitativa com revisão de literatura, pesquisa documental, entrevista aberta e análise de representações visuais pelo método de análise de imagens fixas de Mendes (2019). A perspectiva antirracista, afrocêntrica e decolonial embasa o referencial teórico composto por: Hall (2016), Asante (2020), Collins (2019), Ballestrin (2013) dentre outros/as estudiosos/as. De forma interseccionada, discutimos o design partindo da abordagem Design para a Inovação Social de Manzini (2017) com centralidade na Linha Pesquisa Diversidade, Cultura e Inclusão, do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/UFMA). As discussões teóricas e a análise das representações visuais concluímos que a desconstrução do imaginário negativo em relação às mulheres negras envolve a conscientização sobre a necessidade de mulheres negras serem percebidas como agentes, com produtoras de conhecimento e que as suas percepções sobre si mesmas sejam evidenciadas em todos os espaços.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA representação visual da mulher negra e suas re(produções) no curso de design da UFMA.pt_BR
dc.date.issued2024-07-18-
dc.description.abstractThis research analyzes the contributions of the Narrative Research Group in Innovation, Design and Anthropology (NIDA) of the Design course at the Federal University of Maranhão (UFMA) in creating visual representations of black Brazilian women. It maps the visual representations of black women in NIDA productions and identifies the references used in the creation of these visual representations, problematizing how the use of these visual representations relates to racist and sexist stereotypes about black women that are widely propagated in society. It discusses the places where racial and gender issues permeate the training of designers, especially the visual representations of ways of life and of Afro-descendant women. To achieve this, this study uses a qualitative approach with literature review, documentary research, open interviews and analysis of visual representations using the still image analysis method of Mendes (2019). The anti-racist, Afrocentric and decolonial perspective supports the theoretical framework composed by: Hall (2016), Asante (2020), Collins (2019), Ballestrin (2013) among other scholars. In an intersecting way, we discuss design based on the Design for Social Innovation approach by Manzini (2017) with a focus on the Diversity, Culture and Inclusion Research Line, of the Postgraduate Program in Education (PPGE/UFMA). The theoretical discussions and the analysis of visual representations concluded that the deconstruction of the negative imaginary in relation to black women involves raising awareness about the need for black women to be perceived as agents, as producers of knowledge and for their perceptions of themselves to be highlighted in all spaces.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42616-
dc.date.accessioned2025-07-28T23:29:38Z-
dc.date.available2025-07-28-
dc.date.available2025-07-28T23:29:38Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMulheres negras - representação visualpt_BR
dc.subjectRepresentação visual - mulheres negraspt_BR
dc.subjectCurso de Design - UFMApt_BR
dc.subjectMulher afrodescendentept_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectGrupo de Pesquisa Narrativas em Inovação, Design e Antropologia - NIDA - UFMApt_BR
dc.subjectEstereótipos racistas - mulherespt_BR
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Maranhão - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectBlack Women - Visual Representationpt_BR
dc.subjectVisual Representation - Black Womenpt_BR
dc.subjectDesign Course - UFMApt_BR
dc.subjectAfro-descendant Womenpt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectResearch Group: Narratives in Innovation, Design, and Anthropology - NIDA - UFMApt_BR
dc.subjectRacist Stereotypes - Womenpt_BR
dc.subjectLiterature Reviewpt_BR
dc.subjectAnti-Racismpt_BR
dc.subjectFederal University of Maranhão - Dissertationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Danielle Cristina dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe visual representation of black women and their re(productions) in the UFMA design course.pt_BR
dc.relationhttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5463-
dc.identifier.citationPEREIRA, Danielle Cristina dos Santos. A representação visual da mulher negra e suas re(produções) no curso de design da UFMA. 2024. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Maranhão, São Luís - MA - Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:3 Região Nordeste do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELLE CRISTINA DOS SANTOS PEREIRA - DISSERTAÇÃO NORDESTE UFMA 3 PPG EDUCAÇÃO 2024.pdfDanielle Cristina dos Santos Pereira - Dissertação Nordeste UFMA 3 PPG Educação 20242.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.