Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42455
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, V. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1ROCHA, José Damião Trindade.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5788-7517pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799856875780031pt_BR
dc.contributor.referee1FERREIRA, Ruhena Kelber Abrão-
dc.contributor.referee1IDFERREIRA, R. K. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372413745002335pt_BR
dc.contributor.referee2LANO, Marciel Barcelos.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1181-8724pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8918119235589801pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa proposições e concepções da educação intercultural nos documentos legais brasileiros, e que invisibilizam sujeitos sociais originários: indígenas, negros e quilombolas. Trabalha com abordagem etnoeducacional e intercultural, considerando-se que nos currículos nacionais e regionais agenciam a cultura hegemônica europeizada. A curricularização da interculturalidade como meio de promoção das culturas tradicionais é emergente e urgente. Desse modo a pesquisa tem como objetivo geral entender a (re)presentação da “educação intercultural” no marco jurídico educacional da educação básica. Seus objetivos específicos são: a) entender conceitos importantes do contexto educacional intercultural, como: cultura, multiculturalismo, interculturalidade e currículo escolar; b) apreender sentidos da “educação intercultural” nos textos legais da educação brasileira. Nossa problemática de pesquisa se delimita na questão: como está (re)presentada a educação intercultural na legislação da educação básica? Partimos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o Plano Nacional de Educação (PNE), as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (DCNG/EB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com base na Pesquisa Bibliográfica fazemos uma Revisão Teórica de termos, conceitos e concepções de educação intercultural e na Pesquisa Documental trazemos a “Análise de Conteúdo” das Diretrizes da Educação do Campo, da Educação Escolar Indígena, da Educação Escolar Quilombola e da Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Nas Considerações Conclusivas sinalizamos o conteúdo da legislação sobre a educação intercultural, entretanto, há poucos currículos implementados em que os povos tradicionais e originários sejam (re)tratados, dado que a perspectiva é de inviabilizá-los.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFTpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA invisibilização de povos tradicionais e originários da educação intercultural nos currículos da educação básica.pt_BR
dc.date.issued2022-08-29-
dc.description.abstractThis study analyzes propositions and conceptions of intercultural education in Brazilian legal documents, which make original social subjects invisible: indigenous, blacks and quilombolas. It works with an ethnoeducational and intercultural approach, considering that in the national and regional curricula they mediate the Europeanized hegemonic culture. The curricularization of interculturality as a means of promoting traditional cultures is emerging and urgent. In this way, the research has the general objective of understanding the (re)presentation of “intercultural education” in the educational legal framework of basic education. Its specific objectives are: a) to understand important concepts of the intercultural educational context, such as: culture, multiculturalism, interculturality and school curriculum; b) apprehend meanings of “intercultural education” in the legal texts of Brazilian education. Our research problem is limited to the question: how is intercultural education (re)presented in basic education legislation? We start from the Education Guidelines and Bases Law (LDB), the National Curricular Parameters (PCNs), the National Education Plan (PNE), the General National Curriculum Guidelines for Basic Education (DCNG/EB) and the National Curricular Common Base (BNCC). Based on the Bibliographic Research we carry out a Theoretical Review of terms, concepts and conceptions of intercultural education and in the Documentary Research we bring the "Content Analysis" of the Guidelines for Rural Education, Indigenous School Education, Quilombola School Education and Relationship Education Ethnic-Racial for Teaching Afro-Brazilian and African History and Culture. In the Conclusive Considerations we indicate the content of the legislation on intercultural education, however, there are few curricula implemented in which traditional and indigenous peoples are (re)treated, given that the perspective is to make them unfeasible.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42455-
dc.date.accessioned2025-07-14T23:53:09Z-
dc.date.available2025-07-14-
dc.date.available2025-07-14T23:53:09Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPovos tradicionaispt_BR
dc.subjectPovos origináriospt_BR
dc.subjectInvisibilização - povos tradicionaispt_BR
dc.subjectEducação interculturalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educaçãopt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Educação,pt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de História da Áfricapt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectEducação das relações étinico raciaispt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectMelhores quilombolaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Tocantins - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectTraditional Peoplespt_BR
dc.subjectIndigenous Peoplespt_BR
dc.subjectInvisibility - Traditional Peoplespt_BR
dc.subjectIntercultural Educationpt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subjectLaw of Guidelines and Bases of Educationpt_BR
dc.subjectNational Curricular Parameterspt_BR
dc.subjectNational Common Curricular Basept_BR
dc.subjectNational Education Planpt_BR
dc.subjectMulticulturalismpt_BR
dc.subjectInterculturalitypt_BR
dc.subjectSchool Curriculumpt_BR
dc.subjectTeaching African Historypt_BR
dc.subjectQuilombola School Educationpt_BR
dc.subjectIndigenous School Educationpt_BR
dc.subjectEducation on Ethnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectBest Quilombolaspt_BR
dc.subjectFederal University of Tocantins - Dissertationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Valdiney Gonçalves.-
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe invisibility of traditional and indigenous peoples in intercultural education in basic education curricula.pt_BR
dc.relationhttp://hdl.handle.net/11612/6646-
dc.identifier.citationSANTOS, Valdiney Gonçalves. A invisibilização de povos tradicionais e originários da educação intercultural nos currículos da educação básica. 2022. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Tocantins, Palmas - TO - Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALDINEY GONÇALVES SANTOS - DISSERTAÇÃO NORTE UFT 1 PPG EDUCAÇÃO 2022.pdfValdiney Gonçalves Santos - Dissertação Norte UFT 1 PPG Educação 20221.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.