Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42455
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SANTOS, V. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ROCHA, José Damião Trindade. | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-5788-7517 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9799856875780031 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | FERREIRA, Ruhena Kelber Abrão | - |
dc.contributor.referee1ID | FERREIRA, R. K. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5372413745002335 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | LANO, Marciel Barcelos. | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-1181-8724 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8918119235589801 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo analisa proposições e concepções da educação intercultural nos documentos legais brasileiros, e que invisibilizam sujeitos sociais originários: indígenas, negros e quilombolas. Trabalha com abordagem etnoeducacional e intercultural, considerando-se que nos currículos nacionais e regionais agenciam a cultura hegemônica europeizada. A curricularização da interculturalidade como meio de promoção das culturas tradicionais é emergente e urgente. Desse modo a pesquisa tem como objetivo geral entender a (re)presentação da “educação intercultural” no marco jurídico educacional da educação básica. Seus objetivos específicos são: a) entender conceitos importantes do contexto educacional intercultural, como: cultura, multiculturalismo, interculturalidade e currículo escolar; b) apreender sentidos da “educação intercultural” nos textos legais da educação brasileira. Nossa problemática de pesquisa se delimita na questão: como está (re)presentada a educação intercultural na legislação da educação básica? Partimos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o Plano Nacional de Educação (PNE), as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (DCNG/EB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com base na Pesquisa Bibliográfica fazemos uma Revisão Teórica de termos, conceitos e concepções de educação intercultural e na Pesquisa Documental trazemos a “Análise de Conteúdo” das Diretrizes da Educação do Campo, da Educação Escolar Indígena, da Educação Escolar Quilombola e da Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Nas Considerações Conclusivas sinalizamos o conteúdo da legislação sobre a educação intercultural, entretanto, há poucos currículos implementados em que os povos tradicionais e originários sejam (re)tratados, dado que a perspectiva é de inviabilizá-los. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFT | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | A invisibilização de povos tradicionais e originários da educação intercultural nos currículos da educação básica. | pt_BR |
dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
dc.description.abstract | This study analyzes propositions and conceptions of intercultural education in Brazilian legal documents, which make original social subjects invisible: indigenous, blacks and quilombolas. It works with an ethnoeducational and intercultural approach, considering that in the national and regional curricula they mediate the Europeanized hegemonic culture. The curricularization of interculturality as a means of promoting traditional cultures is emerging and urgent. In this way, the research has the general objective of understanding the (re)presentation of “intercultural education” in the educational legal framework of basic education. Its specific objectives are: a) to understand important concepts of the intercultural educational context, such as: culture, multiculturalism, interculturality and school curriculum; b) apprehend meanings of “intercultural education” in the legal texts of Brazilian education. Our research problem is limited to the question: how is intercultural education (re)presented in basic education legislation? We start from the Education Guidelines and Bases Law (LDB), the National Curricular Parameters (PCNs), the National Education Plan (PNE), the General National Curriculum Guidelines for Basic Education (DCNG/EB) and the National Curricular Common Base (BNCC). Based on the Bibliographic Research we carry out a Theoretical Review of terms, concepts and conceptions of intercultural education and in the Documentary Research we bring the "Content Analysis" of the Guidelines for Rural Education, Indigenous School Education, Quilombola School Education and Relationship Education Ethnic-Racial for Teaching Afro-Brazilian and African History and Culture. In the Conclusive Considerations we indicate the content of the legislation on intercultural education, however, there are few curricula implemented in which traditional and indigenous peoples are (re)treated, given that the perspective is to make them unfeasible. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.sti.ufcg.edu.br/jspui/handle/riufcg/42455 | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-14T23:53:09Z | - |
dc.date.available | 2025-07-14 | - |
dc.date.available | 2025-07-14T23:53:09Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Povos tradicionais | pt_BR |
dc.subject | Povos originários | pt_BR |
dc.subject | Invisibilização - povos tradicionais | pt_BR |
dc.subject | Educação intercultural | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Lei de Diretrizes e Bases da Educação | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Plano Nacional de Educação, | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História da África | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar quilombola | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.subject | Educação das relações étinico raciais | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Melhores quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Tocantins - Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Traditional Peoples | pt_BR |
dc.subject | Indigenous Peoples | pt_BR |
dc.subject | Invisibility - Traditional Peoples | pt_BR |
dc.subject | Intercultural Education | pt_BR |
dc.subject | Basic Education | pt_BR |
dc.subject | Law of Guidelines and Bases of Education | pt_BR |
dc.subject | National Curricular Parameters | pt_BR |
dc.subject | National Common Curricular Base | pt_BR |
dc.subject | National Education Plan | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalism | pt_BR |
dc.subject | Interculturality | pt_BR |
dc.subject | School Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Teaching African History | pt_BR |
dc.subject | Quilombola School Education | pt_BR |
dc.subject | Indigenous School Education | pt_BR |
dc.subject | Education on Ethnic-Racial Relations | pt_BR |
dc.subject | Rural Education | pt_BR |
dc.subject | Best Quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Federal University of Tocantins - Dissertation | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Valdiney Gonçalves. | - |
dc.publisher | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The invisibility of traditional and indigenous peoples in intercultural education in basic education curricula. | pt_BR |
dc.relation | http://hdl.handle.net/11612/6646 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Valdiney Gonçalves. A invisibilização de povos tradicionais e originários da educação intercultural nos currículos da educação básica. 2022. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Tocantins, Palmas - TO - Brasil, 2022. | pt_BR |
Appears in Collections: | 1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VALDINEY GONÇALVES SANTOS - DISSERTAÇÃO NORTE UFT 1 PPG EDUCAÇÃO 2022.pdf | Valdiney Gonçalves Santos - Dissertação Norte UFT 1 PPG Educação 2022 | 1.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.