Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42382
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA SOBRINHO, A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1PINHO, Vilma Aparecida de.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2544-0841pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2018069654110698pt_BR
dc.contributor.referee1CARDOSO, Luís Fernando Cardoso e.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9384-1498pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9240601863315295pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Sérgio Pereira dos.-
dc.contributor.referee2IDSANTOS, S. P.pt_BR
dc.contributor.referee3LEAL, Luís Augusto Pinheiro.-
dc.contributor.referee3IDLEAL, L. A. P.pt_BR
dc.contributor.referee4PARENTE, Francilene de Aguiar.-
dc.contributor.referee4IDPARENTE, F. A.pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9404017739145648pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar as estratégias que os moradores de comunidade negra do Torrão-Mupi construíram para ter acesso à educação. Dessa forma, analisamos as trajetórias de vida e escolarização de diferentes narradores, destacando suas experiências pessoais, coletivas, profissionais, dando ênfase às barreiras materiais e não materiais, assim como os processos de superação na busca por educação. A abordagem metodológica que foi seguida teve seus embasamentos nos conceitos da História Oral, para tanto, ouvimos os narradores e adotamos essa abordagem qualitativa, pois a mesma tende a proporcionar uma visão mais ampla tanto das pessoas que participam desse processo, quanto do espaço onde as mesmas estão inseridas. As entrevistas foram norteadas a partir de um questionário semiestruturado. A partir das análises das entrevistas abertas e fechadas, a pesquisa conclui que a questão material dos estudantes da comunidade do Torrão-Mupi parece ser a principal barreira, pois a barreira material de fato se cumpre nas diferentes histórias de vida. Mas a luta, os árduos tempos de espera que contam com a ajuda de mãos que apareciam pelo caminho da formação de nível superior é, também, para superar essa condição social e econômica em que se encontram. O modo como se encontram as relações raciais na comunidade se pauta no seu próprio processo de estruturação, na ausência de políticas públicas do Estado, nas relações cotidianas que enfrenta o preconceito e a discriminação racial, principalmente quando se sai da comunidade e adentra outros espaços historicamente de branco. A pesquisa fundamenta-se nos aportes teóricos de autores como Salles (2004); Schwarcz (2012); Minayo (2001); Thompson (1992); Ferreira e Amado (2006) e Chimamanda ((2009). Dessa forma, a questão racial e econômica se encontra nas histórias de vida dos moradores da comunidade negra Torrão-Mupi. Mas as estratégias que se observou nas redes de apoio constituídas pelas famílias, comunidade e a própria universidade pelas Ações Afirmativa tem acalentado e realizado sonhos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário do Tocantins/Cametápt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURApt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleNarrativas mupienses: um estudo sobre as estratégias de acesso à educação na Vila da Comunidade Negra do Torrão-Mupi em Cametá/PA.pt_BR
dc.date.issued2019-05-21-
dc.description.abstractThis study has been investigated the strategies of the rural region of Torrão-Mupi built to have access to education. In this way, we analyze the life and schooling trajectories of different narrators, highlighting their personal, collective, and professional experiences, emphasizing material and non - material barriers, as well as the processes of overcoming the search for education. The methodological approach that followed was based on the concepts of Oral History, for which we listened to the narrators and adopted this qualitative approach, since it tends to provide a broader view both of the people who participate in this process and of the space where the are inserted. The interviews were guided by a semi-structured questionnaire. From the analysis of the open and closed interviews, the research concludes that the material question of the students of the Torrão-Mupi community seems to be the main barrier, because the material barrier is indeed fulfilled in the different life histories. But the struggle, the arduous waiting times that rely on the help of hands that appeared along the path of higher education, is also to overcome this social and economic condition in which they find themselves. The way in which race relations are found in the community is based on its own structuring process, in the absence of public policies of the State, in the daily relations that face prejudice and racial discrimination, especially when leaving the community and entering other spaces historically in white. The research is based on the theoretical contributions of authors such as Salles (2004); Schwarcz (2012); Minayo (2001); Thompson (1992); Ferreira and Amado (2006) and Chimamanda ((2009). Thus, the racial and economic question is found in the life histories of the residents of the black community Torrão-Mupi. But the strategies that have been observed in the support networks constituted by the families, community and the university itself by the Affirmative Actions have cherished and realized dreams.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42382-
dc.date.accessioned2025-07-04T15:36:11Z-
dc.date.available2025-07-04-
dc.date.available2025-07-04T15:36:11Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectComunidade Negra do Torrão-Mupi - Cametá - PApt_BR
dc.subjectCametá - PA - Comunidade Negra do Torrão-Mupipt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola do Torrão-Mupi - Cametá - PApt_BR
dc.subjectAcesso à educação - comunidade negra - PApt_BR
dc.subjectEducação do negropt_BR
dc.subjectNarrativas mupiensespt_BR
dc.subjectQuilombos do Mupi - Cametá - PApt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectQuilombolas - Comunidade do Torrão-Mupi - PApt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectBlack Community of Torrão-Mupi - Cametá - PApt_BR
dc.subjectCametá - PA - Black Community of Torrão-Mupipt_BR
dc.subjectQuilombola Community of Torrão-Mupi - Cametá - PApt_BR
dc.subjectAccess to education - black community - PApt_BR
dc.subjectBlack educationpt_BR
dc.subjectMupi narrativespt_BR
dc.subjectQuilombos of Mupi - Cametá - PApt_BR
dc.subjectFederal University of Pará - Dissertationpt_BR
dc.subjectQuilombolas - Community of Torrão-Mupi - PApt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectBlack womenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA SOBRINHO, Alice Moreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMupi narratives: a study on strategies for access to education in the Black Community Village of Torrão-Mupi in Cametá/PA.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA SOBRINHO, Alice Moreira de. Narrativas mupienses: um estudo sobre as estratégias de acesso à educação na Vila da Comunidade Negra do Torrão-Mupi em Cametá/PA. 2019. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura. Universidade Federal do Pará, Cametá - PA - Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALICE MOREIRA DE SOUZA SOBRINHO - DISSERTAÇÃO NORTE UFPA 1 PPG EDUCAÇÃO E CULTURA 2019.pdfAlice Moreira de Souza Sobrinho - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação e Cultura 20193.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.