Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42351
Title: Do Quilombo à Universidade: trajetórias, relatos, representações e desafios de estudantes quilombolas da Universidade Federal do Pará - Campus Belém quanto à permanência.
Other Titles: From the quilombo to university trajectories, reports, representations and challenges about the permanence of quilombola students from the Federal University of Pará – Belém Campus.
???metadata.dc.creator???: CAMPOS, Laís Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Lúcia Isabel da Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee1???: HAGE, Salomão Antônio Mufarrej.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PAIXÃO, Antônio Jorge Paraense da.
???metadata.dc.contributor.referee3???: PAIXÃO, Carlos Jorge.
Keywords: Estudantes quilombolas;Mulheres quilombolas;Universidade Federal do Pará - Dissertação;Quilombolas na universidade - Belém - PA;Racismo institucional;Ações afirmativas - quilombolas;Comunidades negras rurais - Pará;Comunidade Quilombola de São Bernardino;Comunidade Quilombola do médio Itacuruça;Comunidade Quilombola do Tartarugueiro - Ponta de Pedras - PA;Trajetórias educacionais - estudantes quilombolas;Educação superior e quilombolas;Quilombola students;Quilombola women;Federal University of Pará - Dissertation;Quilombolas at the university - Belém - PA;Institutional racism;Affirmative actions - quilombolas;Rural black communities - Pará;Quilombola community of São Bernardino;Quilombola community of the middle Itacuruça;Quilombola community of Tartarugueiro - Ponta de Pedras - PA;Educational trajectories - quilombola students;Higher education and quilombolas
Issue Date: 25-Apr-2016
Publisher: Universidade Federal do Pará
Citation: CAMPOS, Lais Rodrigues. Do Quilombo à Universidade: trajetórias, relatos, representações e desafios de estudantes quilombolas da Universidade Federal do Pará - Campus Belém quanto à permanência. 2016. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação analisa as trajetórias, representações e desafios dos estudantes quilombolas ingressos pela reserva de vagas do processo seletivo especial aos cursos de graduação da UFPA, em relação ao acesso e permanência no ensino superior. O estudo discute o contexto das ações afirmativas no ensino superior brasileiro para quilombolas. Desse modo, foca-se na experiência da Universidade Federal do Pará que adotou esse tipo de política em 2012. Para realização deste trabalho, iniciou-se com uma revisão bibliográfica sobre a temática e levantamentos documentais. Para a coleta de fontes documentais, realizou-se pesquisa de campo no Campus Belém da UFPA, além de entrevistas com cinco universitários quilombolas ingressos no período de 2013 a 2015, a fim de obter relatos sobre suas vivências e experiências do percurso do quilombo até o acesso e permanência na Universidade. Os resultados revelam que o ingresso no curso superior foi uma grande conquista para o povo quilombola, mas eles ainda enfrentam muitos desafios para permanecer na Universidade como: preconceito e/ou racismo institucional, falta de atividades acadêmicas que abordem a realidade quilombola, dificuldades em relação ao capital informacional no espaço universitário e, devido a esse contexto os estudantes quilombolas organizaram um coletivo para lutar pelo reconhecimento de seus direitos na Universidade.
Abstract: This research presents an analysis of the trajectories, representations and challenges of Quilombola students admitted through the special selection of quota systems in undergraduate courses at the Federal University of Pará, focusing on their access and permanence in higher education. The study discusses the context of affirmative action in Brazilian higher education to Quilombola students. Thus, we focused on the experience of the Federal University of Pará, which adopted this type of policy in 2012. For this study, we began with a literature review about the subject and documentary surveys. We made a field research in Belém Campus of UFPA to collect documental sources. We interviewed five university Quilombola students who entered in the university from 2013 to 2015,in order to obtain reports about their life experiences since their lives in the Quilombo until their entrance and permanence in the university. The sample of these data collection revealed that the entry into the university was a great achievement to Quilombola population. But they still face many challenges to remain at the University such as prejudice and / or institutional racism, lack of academic activities that address the quilombo reality, difficulties about the capital information in the university area, due to this context the quilombola students organized a collective to fight for the recognition of their rights in the university.
Keywords: Estudantes quilombolas
Mulheres quilombolas
Universidade Federal do Pará - Dissertação
Quilombolas na universidade - Belém - PA
Racismo institucional
Ações afirmativas - quilombolas
Comunidades negras rurais - Pará
Comunidade Quilombola de São Bernardino
Comunidade Quilombola do médio Itacuruça
Comunidade Quilombola do Tartarugueiro - Ponta de Pedras - PA
Trajetórias educacionais - estudantes quilombolas
Educação superior e quilombolas
Quilombola students
Quilombola women
Federal University of Pará - Dissertation
Quilombolas at the university - Belém - PA
Institutional racism
Affirmative actions - quilombolas
Rural black communities - Pará
Quilombola community of São Bernardino
Quilombola community of the middle Itacuruça
Quilombola community of Tartarugueiro - Ponta de Pedras - PA
Educational trajectories - quilombola students
Higher education and quilombolas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42351
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAÍS RODRIGUES CAMPOS - DISSERTACAO NORTE UFPA 1 PPG EDUCACAO 2016.pdfLaís Rodrigues Campos - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação 20161.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.