Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42351
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAMPOS, L. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6081317744445989pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Lúcia Isabel da Conceição.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, L. I. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5758168217659420pt_BR
dc.contributor.referee1HAGE, Salomão Antônio Mufarrej.-
dc.contributor.referee1IDHAGE, S. A. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723722364556016pt_BR
dc.contributor.referee2PAIXÃO, Antônio Jorge Paraense da.-
dc.contributor.referee2IDPAIXÃO, A. J. P.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2722578812600132pt_BR
dc.contributor.referee3PAIXÃO, Carlos Jorge.-
dc.contributor.referee3IDPAIXÃO, C. J.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5926523492011056pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa as trajetórias, representações e desafios dos estudantes quilombolas ingressos pela reserva de vagas do processo seletivo especial aos cursos de graduação da UFPA, em relação ao acesso e permanência no ensino superior. O estudo discute o contexto das ações afirmativas no ensino superior brasileiro para quilombolas. Desse modo, foca-se na experiência da Universidade Federal do Pará que adotou esse tipo de política em 2012. Para realização deste trabalho, iniciou-se com uma revisão bibliográfica sobre a temática e levantamentos documentais. Para a coleta de fontes documentais, realizou-se pesquisa de campo no Campus Belém da UFPA, além de entrevistas com cinco universitários quilombolas ingressos no período de 2013 a 2015, a fim de obter relatos sobre suas vivências e experiências do percurso do quilombo até o acesso e permanência na Universidade. Os resultados revelam que o ingresso no curso superior foi uma grande conquista para o povo quilombola, mas eles ainda enfrentam muitos desafios para permanecer na Universidade como: preconceito e/ou racismo institucional, falta de atividades acadêmicas que abordem a realidade quilombola, dificuldades em relação ao capital informacional no espaço universitário e, devido a esse contexto os estudantes quilombolas organizaram um coletivo para lutar pelo reconhecimento de seus direitos na Universidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDo Quilombo à Universidade: trajetórias, relatos, representações e desafios de estudantes quilombolas da Universidade Federal do Pará - Campus Belém quanto à permanência.pt_BR
dc.date.issued2016-04-25-
dc.description.abstractThis research presents an analysis of the trajectories, representations and challenges of Quilombola students admitted through the special selection of quota systems in undergraduate courses at the Federal University of Pará, focusing on their access and permanence in higher education. The study discusses the context of affirmative action in Brazilian higher education to Quilombola students. Thus, we focused on the experience of the Federal University of Pará, which adopted this type of policy in 2012. For this study, we began with a literature review about the subject and documentary surveys. We made a field research in Belém Campus of UFPA to collect documental sources. We interviewed five university Quilombola students who entered in the university from 2013 to 2015,in order to obtain reports about their life experiences since their lives in the Quilombo until their entrance and permanence in the university. The sample of these data collection revealed that the entry into the university was a great achievement to Quilombola population. But they still face many challenges to remain at the University such as prejudice and / or institutional racism, lack of academic activities that address the quilombo reality, difficulties about the capital information in the university area, due to this context the quilombola students organized a collective to fight for the recognition of their rights in the university.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42351-
dc.date.accessioned2025-07-02T11:53:10Z-
dc.date.available2025-07-02-
dc.date.available2025-07-02T11:53:10Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes quilombolaspt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará - Dissertaçãopt_BR
dc.subjectQuilombolas na universidade - Belém - PApt_BR
dc.subjectRacismo institucionalpt_BR
dc.subjectAções afirmativas - quilombolaspt_BR
dc.subjectComunidades negras rurais - Parápt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola de São Bernardinopt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola do médio Itacuruçapt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola do Tartarugueiro - Ponta de Pedras - PApt_BR
dc.subjectTrajetórias educacionais - estudantes quilombolaspt_BR
dc.subjectEducação superior e quilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombola studentspt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectFederal University of Pará - Dissertationpt_BR
dc.subjectQuilombolas at the university - Belém - PApt_BR
dc.subjectInstitutional racismpt_BR
dc.subjectAffirmative actions - quilombolaspt_BR
dc.subjectRural black communities - Parápt_BR
dc.subjectQuilombola community of São Bernardinopt_BR
dc.subjectQuilombola community of the middle Itacuruçapt_BR
dc.subjectQuilombola community of Tartarugueiro - Ponta de Pedras - PApt_BR
dc.subjectEducational trajectories - quilombola studentspt_BR
dc.subjectHigher education and quilombolaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAMPOS, Laís Rodrigues.-
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom the quilombo to university trajectories, reports, representations and challenges about the permanence of quilombola students from the Federal University of Pará – Belém Campus.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8450-
dc.identifier.citationCAMPOS, Lais Rodrigues. Do Quilombo à Universidade: trajetórias, relatos, representações e desafios de estudantes quilombolas da Universidade Federal do Pará - Campus Belém quanto à permanência. 2016. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Pará, Belém - PA - Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:1 Região Norte do Brasil - Dissertações Educação - Mapa Mulheres Quilombolas nas Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAÍS RODRIGUES CAMPOS - DISSERTACAO NORTE UFPA 1 PPG EDUCACAO 2016.pdfLaís Rodrigues Campos - Dissertação Norte UFPA 1 PPG Educação 20161.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.